Última hora

Dez barras fechadas e três condicionadas em Portugal devido à agitação marítima

18 Outubro 2023
Dez barras fechadas e três condicionadas em Portugal devido à agitação marítima
País
0

Dez barras marítimas estão fechadas a toda a navegação e três estão condicionadas devido à agitação marítima, segundo informação disponível no ‘site’ da Marinha Portuguesa.
Segundo a Marinha Portuguesa, estão encerradas as barras de Caminha, Douro, Esposende, Figueira da Foz, Vila Praia de Âncora, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Ericeira, Peniche e Alvor.
A barra de Aveiro está fechada a embarcações com comprimento inferior a 35 metros, mantendo-se aberta à restante navegação.
Já a barra de Leixões está condicionada a toda a navegação de embarcações de comprimento inferior a 35 metros.
A barra de Viana do Castelo está fechada a embarcações de comprimento inferior a 30 metros.
As restantes 34 barras marítimas estão abertas a toda a navegação.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou toda a costa portuguesa sob aviso laranja na quinta feira por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 7 metros de altura significativa, podendo atingir 14 metros de altura máxima.
Toda a costa portuguesa vai estar sob aviso amarelo entre as 09:00 e as 21:00 de quinta feira, passando depois a laranja até às 12:00 de sexta feira.
Portugal continental vai ser afetado pela depressão Aline, que transporta uma massa de ar quente, húmida e instável, que vai trazer precipitação forte e rajadas de vento que poderão superar os 100 quilómetros/hora e agitação marítima.
Devido a previsão de chuva e vento fortes, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso laranja para os 18 distritos do continente.