Última hora

Construção de esquadra da PSP em Vila do Conde arranca com orçamento de 3,5 milhões de euros

23 Outubro 2023
Construção de esquadra da PSP em Vila do Conde arranca com orçamento de 3,5 milhões de euros
Local
0

As obras da nova esquadra da PSP de Vila do Conde arrancaram hoje, num investimento de 3,5 milhões de euros, que o Presidente da Câmara considerou ser “um marco histórico” para o concelho e para a região.
“É um passo decisivo para a segurança da nossa comunidade, não apenas do concelho, como também do próprio distrito. É um marco histórico, que termina com o ruído sobre os alegados encerramentos de esquadras na nossa região”, disse, hoje, Vítor Costa, num encontro com jornalistas.
O novo equipamento da PSP, que passará a ser o centro operacional desta força policial nos municípios de Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Santo Tirso, vai acolher a divisão de trânsito e também a divisão de investigação criminal.
O edifício será erguido num terreno cedido pela Câmara, no centro da cidade, depois de um protocolo de cooperação com o Ministério da Administração Interna, e terá um custo de 3,5 milhões de euros, com prazo de conclusão da empreitada de 24 meses.
Vítor Costa acredita que a nova esquadra “estará totalmente operacional em 2025”, pondo fim a “um longo período de espera de uma obra que todo o distrito, e a própria PSP, ansiava”.
“Não basta termos projetos ou compromissos assinados. O importante é que as coisas se executem. Tivemos muito trabalho político e várias diligências junto do Governo para que esta esquadra fosse uma realidade”, completou o autarca.
Quanto às atuais instalações da PSP em Vila Conde, tanto na zona ribeirinha da cidade, como em Caxinas, Vítor Costa explicou que serão requalificadas e cedidas para uso de associações locais.
A informação foi avançada pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, numa sessão com jornalistas, onde também aproveitou para revelar que uma auditoria às contas do município, incidindo entre 2018 e 2021, expôs um “buraco financeiro” superior a 12 milhões de euros.
De acordo com Vítor Costa, o documento, realizado por uma empresa de auditoria externa internacional, revelou “más praticas de gestão orçamental” no último mandato da anterior Presidente de Câmara, Elisa Ferraz, eleita pelo movimento independente Nós Avançamos Unidos (NAU).