Última hora

Buscas pelos dois desaparecidos no mar na Póvoa de Varzim retomadas esta segunda feira

2 Outubro 2023
Buscas pelos dois desaparecidos no mar na Póvoa de Varzim retomadas esta segunda feira
Local
0

As buscas por duas pessoas que alegadamente desapareceram no passado sábado, no mar, junto ao molhe norte do Porto de Pesca da Póvoa de Varzim, foram suspensas pelas 20:00 deste domingo e vão ser retomadas esta segunda feira, adiantou fonte da Marinha Portuguesa.
De acordo com o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional (ANM), as buscas foram interrompidas pelas 20:00 “sem que se tivesse encontrado” as duas pessoas.
Nas operações de busca esteve envolvida uma embarcação salva-vidas da Estação Salva-Vidas da Póvoa de Varzim, bem como elementos do Comando Local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, patrulhas dos Bombeiros e colaboração da Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP).
Esteve também empenhado nas buscas um helicóptero da Força Aérea Portuguesa, que retomou os trabalhos pelas 15:00, depois de abortar a missão pelas 10:15 devido a condições atmosféricas, nomeadamente nevoeiro.
Associações de pescadores da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, a associação de nadadores-salvadores “Os Golfinhos” e os concessionários das praias também participaram na operação.
Em comunicado divulgado no passado sábado, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) referiu serem desconhecidas as causas que estiveram na origem da ocorrência, tendo as buscas sido interrompidas ao início da noite sem que tivessem sido encontradas as vítimas.
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) acrescentou que o alerta foi dado às 16:52 do passado sábado, por um familiar das vítimas, tendo sido iniciadas de imediato buscas no local, que contaram com o apoio de uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.
Todos os anos, cerca de 236 mil pessoas morrem afogadas em todo o mundo.
Em Portugal, só entre janeiro e setembro de 2022 o afogamento causou a morte a 134 pessoas, 102 homens, 31 mulheres e a um ser humano não determinado, segundo o Observatório do Afogamento (Portuguese Drowning Observatory).
Em época de temperaturas convidativas a banhos e numa altura em que as praias estão sem vigilância, as autoridades pedem cuidados especiais a quem vai às praias nos próximos dias.
As autoridades apelam à responsabilidade de cada um, uma vez que a época balnear ainda não acabou.