Última hora

Buscas por casal de Guimarães desaparecido no mar junto ao Porto da Póvoa de Varzim suspensas

4 Outubro 2023
Buscas por casal de Guimarães desaparecido no mar junto ao Porto da Póvoa de Varzim suspensas
Local
0

As buscas pelo casal de Guimarães que desapareceu no mar junto ao Porto de Pesca da Póvoa de Varzim foram suspensas. Agora, a Polícia Marítima vai continuar atenta nos patrulhamentos por terra, mas, no mar, não voltará a haver buscas.
“Passadas as 72 horas sobre o alerta de desaparecimento, suspendemos as buscas por mar”, explicou a capitão-de-fragata Mónica Martins, comandante das capitanias da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.
Agora, a esperança é que os corpos do casal possam vir a dar à praia, nos próximos dias, ou que sejam trazidos para terra, por pescadores, como a terceira vítima, cunhada dos desaparecidos, que estava com eles e que foi encontrada sem vida, ao final da tarde de sexta feira e trazida para terra por uma embarcação de pesca.
O alerta foi dado por um familiar no sábado por volta das 16:30 horas. De imediato, as buscas começaram, por terra e por mar, com a ajuda dos Bombeiros, GNR, PSP, nadadores-salvadores, pescadores e concessionários de praia, prolongando-se até ao final do dia de ontem.
O casal desaparecido, de 63 anos de idade, natural de Longos, Guimarães, estava emigrado, há anos, em França.
Todos os anos, cerca de 236 mil pessoas morrem afogadas em todo o mundo.
Em Portugal, só entre janeiro e setembro de 2022 o afogamento causou a morte a 134 pessoas, 102 homens, 31 mulheres e a um ser humano não determinado, segundo o Observatório do Afogamento (Portuguese Drowning Observatory).
Em época de temperaturas convidativas a banhos e numa altura em que as praias estão sem vigilância, as autoridades pedem cuidados especiais a quem vai às praias nos próximos dias.
As autoridades apelam à responsabilidade de cada um, uma vez que a época balnear ainda não acabou.