Última hora

Vila do Conde e Póvoa de Varzim assinalam 50 anos de carreira da artista plástica Isabel Lhano

20 Setembro 2023
Vila do Conde e Póvoa de Varzim assinalam 50 anos de carreira da artista plástica Isabel Lhano
Cultura
0

Os 50 anos de carreira da artista plástica Isabel Lhano vão ser assinalados pelos municípios de Vila do Conde e Póvoa de Varzim com uma série de iniciativas, com maior destaque para uma exposição antológica.
A mostra, apelidada de “Império da Beleza”, será dividida pelas duas cidades, entre 30 de setembro e 26 de novembro, tendo início no Centro de Memória de Vila do Conde, com a exibição de obras inéditas e os primeiros trabalhos da artista.
A 7 de outubro, o Cine Teatro Garrett, na Póvoa de Varzim, receberá a segunda mostra de pintura e desenho, abrangendo vários períodos da carreira de Isabel Lhano, enquanto a 14 de outubro, a Casa de Antero de Quental, em Vila do Conde, também apresentará parte da obra gráfica e desenhos da artista.
Por fim, a 28 de outubro, no Auditório e no Teatro Municipal de Vila do Conde serão exibidas obras de coleções particulares e outras séries da autora, natural do concelho vilacondense, que também este ano comemora 70 anos de vida.
Está também previsto, neste período, o lançamento de um livro antológico intitulado “Isabel Lhano”, assim como a realização de conversas temáticas sobre a obra da autora, que conta com quatro décadas de exposições individuais no panorama cultural nacional e internacional.
Isabel Lhano tem deixado a sua marca no mundo da arte, com uma produção artística intensa e profícua, abrangendo pintura e desenho, e atravessando várias fases criativas. As suas obras estão integradas em importantes coleções públicas e privadas em Portugal e no estrangeiro.
A autora também desempenhou um papel promoção artística, através dos cargos de comissariado da Galeria do Auditório Municipal, no início dos anos de 1990, na Galeria Delaunay, em finais da mesma década, na organização de eventos, como as exposições da Mom’arte, e em debates e conferências relacionados com a arte.
As criações de Isabel Lhano refletem influências da conjuntura política, económica e social, nomeadamente na denúncia da ditadura e a defesa da democracia, além de temas como a maternidade, a angústia, a violência, a guerra, a libertação, a poesia, a sensualidade, através da essência da mulher.
Em comunicado, os municípios vizinhos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim consideram que “este é um momento significativo não apenas para Isabel Lhano, mas também para a comunidade artística e cultural, que se reúne para celebrar a sua vida e a sua obra”.