Última hora

Sindicato SINTAB acusa Cerealis de estar “à deriva” quanto aos trabalhadores da Trofa

13 Setembro 2023
Sindicato SINTAB acusa Cerealis de estar “à deriva” quanto aos trabalhadores da Trofa
Local
0

O Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (SINTAB) acusou esta segunda feira a administração da Cerealis de estar “completamente à deriva”, depois de impor um regime de laboração contínua aos trabalhadores da Trofa que “afinal não precisava”.
“Numa gestão completamente à deriva, a Cerealis impôs aos trabalhadores da unidade da Trofa um regime de laboração contínua de que afinal não precisava”, afirma, em comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (SINTAB).
O sindicato, que na semana passada acusou a administração da Cerealis de impor aos 15 trabalhadores da Trofa um regime de laboração contínua por tempo indeterminado, acusa agora a empresa de, “sem ouvir os trabalhadores e contra a sua vontade”, estar a “forçar o gozo de dois dias de férias no próximo fim de semana”.
A decisão “comprova que a imposição do horário é descabida e puramente ideológica”, defende o sindicato.
No comunicado, o SINTAB diz ainda ter analisado a escala de laboração contínua imposta pela empresa e que tal permitiu “escortinar irregularidades várias relativas aos tempos de trabalho/descanso”.
“O SINTAB está já em contacto permanente com a ACT [Autoridade para as Condições de Trabalho], exigindo a intervenção célere que ponha fim a tamanho descalabro de irregularidades e atropelos”, afirma.
Para o sindicato, as decisões da administração da empresa Cerealis revelam “uma gestão atrapalhada e confusa que apenas denota pressa e excesso de voluntarismo da administração na satisfação plena e única do enquadramento ideológicos dos acionistas”.
Foi tentada uma reação da empresa, mas até ao momento não foi possível.
Em 22 e 24 de novembro do ano passado, os trabalhadores da unidade da Maia da Cerealis cumpriram dois dias de greve, onde reclamavam “aumentos salariais e melhores condições de trabalho”.