Última hora

Primeiro centro de tecnologias criativas Tumo de Portugal inaugurado esta semana em Coimbra

30 Setembro 2023
Primeiro centro de tecnologias criativas Tumo de Portugal inaugurado esta semana em Coimbra
Tecnologia
0

Coimbra tem o primeiro centro de tecnologias criativas Tumo do país, um projeto para os jovens “aprenderem a aprender” e que promete “colocar a funcionar o elevador social”, defendeu o seu mentor.
De acordo com o mentor do projeto em Portugal, Pedro Santa Clara, o Tumo Coimbra vai acolher “jovens de origens sociais e económicas muito diversas”.
“Estamos a fazer um esforço muito grande para os misturar. A determinante fundamental do elevador social é termos jovens de ‘backgrounds’ diferentes a partilhar experiências fortes, aspirações e ‘networks’ que duram a vida e que permita que o elevador social, que tem estado muito parado no nosso país, possa verdadeiramente funcionar”, destacou.
A inauguração do Tumo Coimbra, localizado no antigo edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones (CTT), na Baixa de Coimbra, representa um investimento de sete milhões de euros, promovido por um conjunto de empresas ligadas a Coimbra e fundações.
Durante a cerimónia de inauguração, Pedro Santa Clara apontou que este é um projeto “de e para a comunidade”, que vai ter um “impacto imediato e alargado”.
“Para além de aqui se estarem a aprender competências específicas, o que aqui verdadeiramente se vai fazer é aprender a aprender. Esta meta competência de aprender a aprender passa por autonomia, iniciativa, responsabilidade, colaborar, resolver problemas complexos, ter resiliência, imaginação e autoconfiança”, sustentou.
Ao longo da sua intervenção, referiu também que o Tumo é um projeto “muito ambicioso” e que pretende abrir portas em outras cidades do país, entre as quais Lisboa, Matosinhos e Braga.
“Esperamos verdadeiramente que o Governo queira juntar-se a este projeto”, alegou, aproveitando a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
Em resposta, a governante disse que o Tumo Coimbra é o exemplo do que é uma “parceria público privada virtuosa”.
“Para fazer a diferença vamos precisar de nos unir e fazer parcerias público-privadas”, referiu, acrescentando ainda que o Governo tem como meta a criação de cinco destes centros “inovadores e inclusivos” no país.
O Tumo Coimbra é um projeto educativo inovador, totalmente gratuito e complementar à escola tradicional, que vai oferecer aos jovens dos 12 aos 18 anos a oportunidade de adquirirem conhecimentos em diversas áreas de tecnologia e criatividade.
As atividades educativas arrancam a 2 de outubro, para mil jovens, com sessões presenciais de duas horas, duas vezes por semana, em oito as áreas: Fotografia, Animação, Desenvolvimento de Jogos, Programação, Música, Design Gráfico, Cinema e Robótica.