Última hora

Menores de 13 e 14 anos assistidas após serem resgatadas do mar em praia da Póvoa de Varzim

28 Setembro 2023
Menores de 13 e 14 anos assistidas após serem resgatadas do mar em praia da Póvoa de Varzim
Local
0

Duas jovens adolescentes foram resgatadas, durante a tarde desta quinta feira, numa praia na Póvoa de Varzim, depois de ambas, juntamente com outro rapaz, terem sentido dificuldades na água.
Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) explicou que as menores, de 13 e 14 anos de idade, encontravam-se na água na praia Redonda, quando as autoridades no local foram alertadas para o incidente, pelas 15:30 horas.
Quando os elementos do Projeto ‘SeaWatch’ e da Estação Salva-Vidas da Póvoa de Varzim chegaram ao local, o jovem do sexo masculino, que as acompanhava, já tinha saído da água pelos próprios meios.
“Os elementos do Projeto ‘SeaWatch’ e da Estação Salva-Vidas da Póvoa de Varzim resgataram as duas vítimas do sexo feminino para o areal, onde foram prontamente assistidas pelos nadadores-salvadores da associação ‘Os Golfinhos’”, contou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
As duas raparigas foram transportadas para uma unidade hospitalar pelos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, sendo que o seu estado de saúde não foi especificado.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o afogamento é uma das principais causas de morte até aos 24 anos.
Todos os anos, cerca de 236 mil pessoas morrem afogadas em todo o mundo.
Em Portugal, só entre janeiro e setembro de 2022 o afogamento causou a morte a 134 pessoas, 102 homens, 31 mulheres e a um ser humano não determinado, segundo o Observatório do Afogamento.
Em época de temperaturas convidativas a banhos e numa altura em que as praias estão sem vigilância, as autoridades pedem cuidados especiais a quem vai às praias nos próximos dias.
As autoridades apelam à responsabilidade de cada um, uma vez que a época balnear ainda não acabou.