Última hora

Homem resgatado após entrar “em dificuldades” no mar da Praia de Caxinas em Vila do Conde

23 Setembro 2023
Homem resgatado após entrar “em dificuldades” no mar da Praia de Caxinas em Vila do Conde
Local
0

Um homem de 62 anos de idade, de nacionalidade belga, foi resgatado na tarde desta sexta feira, depois de ter entrado em dificuldades na água, na Prainha, na Praia de Caxinas, no concelho de Vila do Conde.
O alerta foi dado pelas 15:30 horas, através da associação de nadadores-salvadores ‘Os Golfinhos’, “que recorreram à zona rochosa junto ao molhe sul do porto da Póvoa de Varzim para transportar a vítima para terra”, com o auxílio de um dos elementos do Projeto ‘SeaWatch’, adiantou a Autoridade Marítima Nacional (AMN), em comunicado.
“A Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde coordenou as operações de resgate da vítima, que se encontrava bem fisicamente, sem necessidade de assistência médica”, informou a mesma nota da Autoridade Marítima Nacional (AMN).
Além de elementos do Projeto ‘SeaWatch’, foram também mobilizados tripulantes da Estação Salva-vidas da Póvoa de Varzim e elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Vila do Conde, bem como elementos do Serviço Anual de Assistência Balnear (SAAB).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o afogamento é uma das principais causas de morte até aos 24 anos.
Todos os anos, cerca de 236 mil pessoas morrem afogadas em todo o mundo.
Em Portugal, só entre janeiro e setembro de 2022 o afogamento causou a morte a 134 pessoas, 102 homens, 31 mulheres e a um ser humano não determinado, segundo o Observatório do Afogamento.
Em época de temperaturas convidativas a banhos e numa altura em que as praias estão sem vigilância, as autoridades pedem cuidados especiais a quem vai às praias nos próximos dias.
As autoridades apelam à responsabilidade de cada um, uma vez que a época balnear ainda não acabou.