Última hora

Festival Internacional de Marionetas do Porto chega em outubro com 18 espetáculos de 7 países

30 Setembro 2023
Festival Internacional de Marionetas do Porto chega em outubro com 18 espetáculos de 7 países
Cultura
0

O Festival Internacional de Marionetas do Porto 2023 acontece entre 6 e 15 de outubro e apresenta 18 espetáculos de companhias de sete países diferentes, entre os quais três estreias absolutas e quatro estreias nacionais.
A 34.ª edição do Festival Internacional de Marionetas do Porto 2023 vai debruçar-se sobre a temática “Memória, imagem e manipulação” e é a “primeira de um novo ciclo de quatro anos”, explicou o diretor artístico do Festival Internacional de Marionetas do Porto 2023, Igor Gandra, em conferência de imprensa, no Rivoli.
Classificando o novo programa como “extenso e rico”, Igor Gandra destacou as três estreias absolutas e as quatro estreias nacionais.
Uma das criações a estrear-se no Festival Internacional de Marionetas do Porto 2023 é “Armazém 88”, uma criação do Teatro de Marionetas do Porto, a celebrar o 35.º aniversário, e que vai ser apresentado no dia de abertura do festival.
Trata-se de uma “viagem pela história da companhia e uma projeção para o futuro”, relembrando algumas das peças mais emblemáticas da companhia, reinventando-se as suas personagens”, lê-se no dossiê de imprensa entregue aos jornalistas.
“O Público e a Multidão”, do coreógrafo e intérprete Joclécio Azevedo, é outra estreia absoluta, que vai estar no Teatro do Campo Alegre, nos dias 13 e 14 de outubro.
“Polaroid”, com texto e dramaturgia de Paulo Duarte, é a terceira estreia mundial do Festival Internacional de Marionetas do Porto 2023 e inscreve-se no universo da marioneta contemporânea, tendo sido construído a partir de pedaços de um álbum de família.
Os holandeses Hotel Modern regressam ao Festival Internacional de Marionetas do Porto 2023 com o “Our Empire” (“O Nosso Império”), uma estreia nacional, agendada para dia 7 de outubro no Teatro do Campo Alegre.
Da Polónia, a companhia de Teatro de Marionetas de Bialystok apresenta o espetáculo “História do Príncipe H”, outra estreia nacional que vai subir ao palco do Teatro Carlos Alberto dia 11 de outubro.
“El Mar. Vision de unos niños que no lo han visto nunca”, de Xavier Bobés e Alberto Conojero, e “Tondeuse”, de Estelle Chaigne e Morgan Daguenet, são as outras estreias em território nacional.
O Festival Internacional de Marionetas do Porto 2023 tem um total de 27 apresentações de espetáculos, mas há também uma residência artística que resulta num filme em estreia, duas exposições, entre outras iniciativas.
O Festival Internacional de Marionetas do Porto 2023 vai acontecer no Porto, em Matosinhos e em Aveiro e vai ter espetáculos espalhados por 13 locais diferentes.