Última hora

Dez distritos de Portugal sob aviso amarelo com duas barras fechadas e cinco condicionadas

17 Setembro 2023
Dez distritos de Portugal sob aviso amarelo com duas barras fechadas e cinco condicionadas
País
0

Dez distritos do Norte e Centro de Portugal estão hoje sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de chuva, mas também de vento e agitação marítima, que obrigou ao encerramento e condicionamento de algumas barras.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Santarém estão sob aviso amarelo devido à previsão de “períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada”, até ao final do dia e início da noite.
Para os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, o mesmo alerta estende-se até às 00:00 de segunda feira.
Além da previsão de chuva, os distritos do litoral, até Leiria, têm o mesmo alerta do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para a previsão de vento forte, com rajadas que podem ir até aos 80 quilómetros por hora, e de agitação marítima, com ondas que podem chegar aos 4,5 metros.
Segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN), devido ao estado do mar, hoje encontram-se fechadas a toda a navegação, as barras de Vila Praia de Âncora e do Portinho da Ericeira, enquanto outras cinco estão condicionadas.
A barra da Figueira da Foz está fechada a embarcações com comprimento inferior a 11 metros e a de Aveiro está interdita a barcos com comprimento inferior a 15 metros.
Nas barras de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, as embarcações de calado superior a dois metros devem praticar barra apenas no período entre duas horas antes e até duas horas depois da preia-mar.
Relativamente à barra de Esposende, os barcos de calado superior a 0,3 metros devem praticar a barra apenas três horas antes até três horas depois da preia-mar.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
As temperaturas máximas previstas para hoje vão oscilar entre os 14ºC na Guarda e os 25ºC em Beja. As temperaturas mínimas andarão entre os 11ºC, em Viseu e Guarda, e os 23ºC em Setúbal.