Última hora

Vila do Conde faz Tapete de Flores para receber Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude

5 Agosto 2023
Vila do Conde faz Tapete de Flores para receber Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude
Cultura
0

Um grupo de 30 pessoas de Vila do Conde fez um Tapete de Flores na Colina do Encontro para acolher o Papa Francisco durante a Cerimónia de Acolhimento, na Jornada Mundial da Juventude, naquele que foi o primeiro encontro oficial do Santo Padre com os milhares de peregrinos.
“A ideia partiu de um convite que foi feito à Paróquia de São João de Batista e à Câmara Municipal de Vila do Conde”, partilhou um dos membros do grupo de Vila do Conde.
Nuno Galvão contou que o Tapete de Flores, composto por cerca de 80 mil flores naturais e 70 metros quadrados de verdes, começou a ser desenhado há cerca de um mês “com a desfolhagem pétala a pétala”, tendo sido concluído na madrugada da passada quinta feira.
Relativamente ao desenho do Tapete de Flores, o grupo de Vila do Conde idealizou um quadro de Maria e uma imagem de Jesus Cristo, “que é o Pai de todos nós”, referiu Nuno Alvão.
Os Tapetes de Flores de Vila do Conde são um acontecimento invulgar, de quatro em quatro anos, que resulta do esforço da comunidade vilacondense para reforçar a identidade da cidade no país e no mundo.
A realização dos Tapetes de Flores de Vila do Conde é uma tradição secular que embeleza as ruas do Centro Histórico vilacondense e atrai milhares de visitantes.
Os moradores da Zona Histórica de Vila do Conde desfolham toneladas de flores, folha a folha, pétala a pétala, e, aos poucos, vão enchendo as caixas de papelão onde se conservam bucho, funcho e pampilhos, os primeiros a serem desfolhados. Aos verdes vão, depois, juntar-se os pampilhos amarelos e, não tarda muito, chegam depois as rosas e as granjas, que, por causa da conservação, são as últimas a serem desbulhadas.
A par de tudo isto, há aqueles que se dedicam apenas à conceção das formas, desenhando os motivos e construindo o que vai dar a forma aos Tapetes de Flores.