Última hora

Segunda jornada da I e II ligas portuguesas de futebol com maior assistência de sempre

24 Agosto 2023
Segunda jornada da I e II ligas portuguesas de futebol com maior assistência de sempre
Desporto
0

A segunda jornada da I e II ligas portuguesas de futebol teve o maior número de espetadores acumulado dos últimos 14 anos, informou a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
De acordo com a nota divulgada no site oficial da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), os 18 encontros da segunda ronda das duas competições profissionais registaram um total de 176.150 espetadores nas bancadas, o número mais alto desde 2009/10, ou seja desde que há registo de assistências.
O anterior recorde remontava à temporada 2015/16, com 163.131 espetadores numa só jornada.
Nos nove encontros da segunda jornada da I Liga Portuguesa de Futebol, que começou com o Casa Pia-Sporting (1-2), na sexta feira, e terminou com o Famalicão-Moreirense (0-0), na segunda feira, marcaram presença 146.082 espetadores.
Já na II Liga Portuguesa de Futebol, foram 30.068 as pessoas que assistiram ao vivo às nove partidas da segunda ronda, o que, segundo a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), se trata de um recorde no segundo escalão.
Esta maior afluência à assistência de jogos da I e II ligas portuguesas de futebol pode ter que ver com a atualização anual das Leis do Jogo, feita pelo International Football Association Board (IFAB), organismo regulador das regras do futebol, que entrou em vigor em julho e estipula que o tempo gasto nas celebrações dos golos deve ser compensado no final de cada parte, tal como já acontecia em relação a cartões, alterações, substituições, consultas ao Vídeo-Árbitro (VAR) e paragens para assistência médica ou de outra natureza.
O alargamento do tempo adicional atribuído pelas equipas de arbitragem começou a ser padronizado no Mundial2022 de seleções e repercutiu-se em diversas provas de clubes, contribuindo para provocar incerteza no resultado, tal como atestou a abertura da I e II ligas.
As nove partidas da jornada inaugural da edição 2023/24 da I Liga Portuguesa de Futebol totalizaram 130 minutos de compensação, numa média de 14,4 minutos por encontro, face à pretensão do International Football Association Board (IFAB) em elevar o tempo útil de jogo.