Última hora

Rio Ave passa teste de resistência frente ao Desportivo de Chaves com expulsão e penálti

14 Agosto 2023
Rio Ave passa teste de resistência frente ao Desportivo de Chaves com expulsão e penálti
Desporto
0

O Rio Ave teve este domingo uma estreia afirmativa na edição 2023/24 da I Liga Portuguesa de Futebol, ao superiorizar-se em casa ao Desportivo de Chaves (2-0), que alinhou desde cedo em inferioridade numérica, na jornada inaugural da prova.
Em Vila do Conde, a partida começou a ser desequilibrada a favor dos anfitriões aos 14 minutos, quando o moçambicano Bruno Langa foi expulso com dois cartões amarelos em poucos segundos, sendo que, na segunda parte, o colombiano Leonardo Ruiz, de grande penalidade (64 minutos), e Zé Manuel (90+8) fizeram os golos da vitória ‘verde e branca’.
O Rio Ave, que já não entrava a ganhar numa edição desde 2017/18, juntou-se de forma provisória no topo a Gil Vicente, Casa Pia, Sporting e Famalicão, com três pontos, contra nenhum do Desportivo de Chaves, que cedeu na estreia pela quarta campanha seguida.
Impedidos pela FIFA de inscrever novos jogadores, devido ao caso Fabrice Olinga, os anfitriões surpreenderam apenas com a inclusão de Magrão na baliza, em detrimento do habitual titular Jhonathan, lesionado, enquanto os flavienses utilizaram quatro reforços de início.
A partida arrancou com duas equipas ‘encaixadas’ taticamente em ‘3-4-3’, mas Kelechi Nwakali tentou capitalizar o vento a favor dos ‘pupilos’ de José Gomes aos cinco minutos, num remate perto do alvo, ascendente que terminaria ao fim do primeiro quarto de hora.
Depois de uma falta cometida sobre Leonardo Ruiz, imediatamente seguida de protestos efusivos na direção da equipa de arbitragem, Bruno Langa foi sancionado com um duplo cartão amarelo consecutivo e deixou o Desportivo de Chaves em inferioridade numérica.
O Rio Ave forçou o opositor a recuar no terreno e passou a controlar as incidências, mas escasseou em soluções no último terço, acumulando apenas um pontapé em rotação de Hernâni para fora, aos 29 minutos, e um cabeceamento alto de Aderllan Santos, aos 37.
A equipa de Luís Freire prescindiu do trio de centrais ao intervalo e voltou dos balneários com maior dinamismo, tendo Fábio Ronaldo testado o guarda-redes Hugo Souza, aos 50 minutos, por entre uma tentativa acrobática de Ruiz e um ‘tiro’ de longe de Joca à trave.
Nem os ajustes defensivos do Desportivo de Chaves retiraram ímpeto ao Rio Ave, que carregou aos 59 minutos, com Joca a cruzar para a emenda ao poste de Fábio Ronaldo, numa jogada em que o videoárbitro (VAR) detetou uma falta de Habib Sylla sobre o ala.
Leonardo Ruiz foi eficaz da marca de grande penalidade, aos 64 minutos, e serenou os vilacondenses, cujo fulgor anímico continuou a expressar-se em iniciativas de Guga, aos 66, de Aderllan, aos 79, e de Vítor Gomes, aos 81, todas inviabilizadas por Hugo Souza.
O Desportivo de Chaves até ameaçou a surpresa, não fosse Paulo Victor ter colocado a bola dentro da baliza do Rio Ave em fora de jogo, aos 88 minutos, no único momento de verdadeiro perigo para a baliza de Magrão, que seria ripostado à altura nos ‘descontos’.
Ao oitavo minuto de compensação, Zé Manuel correspondeu à solicitação de Sávio pela esquerda e finalizou sem mácula uma jogada criada por dois dos suplentes da equipa da foz do Ave, antes de Magrão ter detido um golpe aéreo de Bruno Rodrigues, aos 100+2.