Última hora

Obras em Igreja Românica de São Pedro de Rates na Póvoa de Varzim avançam antes do inverno

11 Agosto 2023
Obras em Igreja Românica de São Pedro de Rates na Póvoa de Varzim avançam antes do inverno
Cultura
0

A Igreja Românica de São Pedro de Rates, na Póvoa de Varzim, vai ser alvo de uma profunda intervenção para travar o seu estado de degradação, anunciou o presidente da autarquia poveira.
“Depois dos nossos alertas e pedidos recebemos uma visita, no local, do Diretor-geral do Património Cultural e da Diretora Regional de Cultura do Norte que avaliaram o estado da Igreja e concordaram que é necessária uma intervenção urgente”, disse Aires Pereira.
O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim explicou que as obras, que serão alvo de uma candidatura a fundos europeus, serão divididas em duas fases, com uma primeira a arrancar ainda antes do inverno, para “debelar problemas imediatos”, e uma outra mais prolongada que “devolva a dignidade” a um edifício que é monumento nacional desde 1910.
“Com a aproximação do inverno, é necessária uma intervenção urgente na cobertura para impedir a entrada de água. Depois, firmaremos um protocolo com as várias entidades estatais para resolvermos as outras patologias que o edifício vem apresentando”, detalhou o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
Aires Pereira lembrou que ao “longo dos anos foram feitas algumas obras na igreja, mas não uma intervenção de fundo”, e que, por isso, será contratada uma “equipa especializada em recuperação do património para elaborar um projeto, que será submetido a uma candidatura”.
O autarca disse que ainda não há uma estimativa dos custos de recuperação, mas explicou que “na primeira fase de intervenção, de caráter urgente, a Câmara assume a obra e depois será ressarcida”.
“O importante é que depois dos apelos da autarquia, das forças culturais do concelho e da própria Assembleia Municipal, a tutela foi sensível ao problema e em conjunto vamos resolvê-lo”, concluiu Aires Pereira.
Além da mais premente intervenção na cobertura da igreja, o edifico precisa também de recuperação no piso, fachadas, vitrais, interiores, iluminação e instalação elétrica, entre outros.
A Igreja Românica de São Pedro de Rates, situada na freguesia de São Pedro de Rates, na póvoa de Varzim, está classificada como Monumento Nacional desde 1910.
O edifício foi mandado construir pelo Conde D. Henrique, entre os anos 1096 e 1100, no século XI, com alterações reconstrutivas nos séculos XIII, XV, XVII e XVIII.
Segundo a Direção-Geral do Património Cultural trata-se de um “monumento nuclear da arte românica, devido às diferentes cronologias e oficinas da sua fábrica, que se deduz morosa (…) transformando-a assim numa das igrejas mais curiosas desse período”.