Última hora

Levantado aviso de banhos desaconselhados em praia da freguesia de Vila Chã em Vila do Conde

14 Agosto 2023
Levantado aviso de banhos desaconselhados em praia da freguesia de Vila Chã em Vila do Conde
Local
0

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) levantou o desaconselhamento a banhos na Praia de Vila Chã, freguesia do concelho de Vila do Conde.
Hoje, o vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) indicou que os banhos na Praia de Vila Chã, em Vila do Conde, no distrito do Porto, estiveram “desaconselhados”, embora que, apenas, por precaução, mas “o aviso já foi levantado”.
“Aí [Vila do Conde], o desaconselhamento foi por precaução. As análises agora vão efetuar-se de 15 em 15 dias.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) estima que uma avaria na estação elevatória de Vila Chã, “entretanto já normalizada”, possa ter sido a causa.
Na passada sexta feira, a associação ambientalista Zero alertou para o agravamento da qualidade da água nas praias nesta época balnear, revelando que 29 já estiveram interditadas e dezenas já tiveram banho desaconselhado ou proibido.
Em comunicado, a Zero explica ter avaliado os resultados relativos à qualidade das águas balneares na presente época, disponibilizados pelo Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos, comparando com o mesmo período de tempo em 2022.
Apesar de a análise estar este ano antecipada uma semana, os problemas “são já mais significativos”, refere a Zero.
De acordo com a associação, existem atualmente 658 águas balneares “com um número limitado de praias a revelarem problemas, mas de forma mais expressiva do que na época balnear passada”.
“O desaconselhamento ou proibição de banhos, mesmo que durante um curto período de tempo, afetou 29 praias, mais sete do que em período semelhante do ano passado”, refere a Zero.
Naquelas zonas balneares, de acordo com a associação, as análises “ultrapassaram os limites fixados tecnicamente a nível nacional” relativamente a pelo menos um dos dois parâmetros microbiológicos que são avaliados (Escherichia Coli e Enterococus Faecalis).