Última hora

Golfinho morto com cauda cortada dá à costa na Praia do Carvalhido na Póvoa de Varzim

23 Agosto 2023
Golfinho morto com cauda cortada dá à costa na Praia do Carvalhido na Póvoa de Varzim
Local
0

Um golfinho morto, com a cauda cortada, deu à costa na Praia do Carvalhido, na Póvoa de Varzim. O cadáver do animal foi encontrado por banhistas, por volta das 11 horas da manhã desta quarta feira, dia 23 de agosto de 2023, e permaneceu no local até ser removido, já da parte da tarde.
O animal foi levado para o areal por banhistas, onde aguardou a análise de biólogos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), explicou Bruno Ferreira Teles, comandante da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.
“Ali na zona da Praia do Carvalhido arrojou um golfinho, e o procedimento normal é contactar o CRAM [Centro de Reabilitação de Animais Marinhos], que é um organismo do ICNF [Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas], para que enviem biólogos de forma a analisar as condições do corpo do golfinho”, explicou Bruno Ferreira Teles.
De acordo com o protocolo, e segundo o comandante da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, se o cadáver do Golfinho estiver em condições, será levado para autópsia, de forma a perceber-se o que terá levado à morte do animal. Caso contrário, se o corpo estiver em avançado estado de putrefação, o mesmo é recolhido pelos serviços municipais.
“Infelizmente, como todos os seres vivos, os golfinhos também morrem, pelo que devemos respeitar esses seres. Percebi que houve muita atividade nas redes sociais, mas esta é uma situação recorrente em todas as praias do litoral nacional, pelo que não há motivo para qualquer tipo de alarme”, concluiu Bruno Ferreira Teles.
Os banhistas da Praia do Carvalhido, na Póvoa de Varzim, que testemunharam o episódio inesperado, relataram surpresa e consternação ao ver o cadáver do Golfinho, que acabou por ficar no areal até ser recolhido pelas autoridades competentes, para depois ser investigado.