Última hora

GNR detém dois homens de 50 anos e uma mulher de 25 por contrafação em Vila do Conde

19 Agosto 2023
GNR detém dois homens de 50 anos e uma mulher de 25 por contrafação em Vila do Conde
Local
0

Dois homens de 50 anos e uma mulher de 25 anos foram detidos esta sexta feira por contrafação, em Vila do Conde, avança a Guarda Nacional Republicana (GNR) em comunicado de imprensa.
A detenção foi desencadeada pelo Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Vila do Conde.
“Os militares da Guarda abordaram duas viaturas que continham no seu interior diverso material contrafeito, com o logótipo de diversas marcas conceituadas no mercado, cujo valor pode ascender aos 200 mil euros”, lê-se na mesma nota da Guarda Nacional Republicana (GNR).
Na sequência da ação policial, os três suspeitos “foram detidos, o material e duas viaturas foram apreendidos e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Vila do Conde”, avança a Guarda Nacional Republicana (GNR).
A Guarda Nacional Republicana (GNR) relembra que “o objetivo principal deste tipo de ações é garantir o cumprimento dos direitos de propriedade industrial, visando essencialmente o combate à contrafação, ao uso ilegal de marca e à venda de artigos contrafeitos”.
De acordo com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), “a contrafação é, atualmente, um dos maiores desafios à economia europeia, estimando-se que o seu valor global represente entre 5% e 7% do comércio mundial. Do ponto de vista financeiro, a contrafação de produtos origina, anualmente, um prejuízo avaliado em cerca de 450 mil milhões de euros e coloca em perigo mais de 200.000 postos de trabalho em todo o mundo, metade dos quais na Europa. Por outro lado, ainda, o comércio de produtos contrafeitos pode colocar seriamente em perigo a saúde e a segurança dos consumidores, nomeadamente, no caso de produtos tais como brinquedos, peças para automóveis, produtos medicinais, etc”.