Última hora

Artesã da Póvoa de Varzim Narcisa Costa oferece na JMJ Camisola Poveira ao Papa Francisco

4 Agosto 2023
Artesã da Póvoa de Varzim Narcisa Costa oferece na JMJ Camisola Poveira ao Papa Francisco
Cultura
0

Narcisa Costa, de 57 anos de idade, é uma artesã natural da Póvoa de Varzim que teve na passada quarta feira a oportunidade de se encontrar, na Jornada Mundial da Juventude, com o Papa Francisco, aproveitando o momento para oferecer ao Santo Padre uma Camisola Poveira.
Para além dos símbolos tradicionais da Póvoa de Varzim, a Camisola Poveira que Narcisa Costa bordou nos últimos tempos para entregar a Jorge Mario Bergoglio tem também bordadas as palavras Papa Francisco.
Narcisa Costa referiu não ter palavras para descrever o momento em que conheceu o Papa Francisco e lhe ofereceu o presente: “senti-me a pessoa mais importante do mundo”.
“Foi uma emoção muito grande, parecia que não era real”, continuou a artesã da Póvoa de Varzim.
“O Papa ficou muito surpreendido com a camisola e com o facto de ter sido eu a fazê-la para lhe oferecer”, disse ainda Narcisa Costa.
A Camisola Poveira é uma marca registada pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, depois de um conflito judicial com uma estilista norte-americana, Tory Burch, que produzia e vendia cópias da tradicional Camisola Poveira, inicialmente promovida como uma peça de inspiração mexicana.
Depois de quase um ano de litígio e pressionada pela atenção mediática que se gerou, a designer norte-americana admitiu o erro, alterou a descrição da peça de vestuário, que estava à venda no site de Tory Burch por 695 euros, e nas redes sociais deixou um pedido desculpas pelo sucedido, comprometendo-se a estabelecer um protocolo com o município da Póvoa de Varzim para apoiar as artesãs locais.
Feita com lã de ovelha da Serra da Estrela, a Camisola Poveira demora mais de 50 horas a tricotar e a bordar e era, originalmente, utilizada pelos pescadores para se protegerem do frio.