Última hora

Cerca de meia tonelada de peixe apreendida nos portos de pesca de Matosinhos e Póvoa de Varzim

7 Julho 2023
Cerca de meia tonelada de peixe apreendida nos portos de pesca de Matosinhos e Póvoa de Varzim
Local
0

Cerca de meia tonelada de pescado, sendo 250 quilogramas de sardinha e 234 quilogramas de peixe diverso, foi apreendida hoje nos portos de pesca de Matosinhos e da Póvoa de Varzim, revelou em comunicado a Guarda Nacional Republicana (GNR).
Segundo a Guarda Nacional Republicana (GNR), a apreensão dos 250 quilos de sardinha (Sardina Pilchardus) ocorreu “por falta de rastreabilidade, uma vez que não foi possível determinar a sua origem”, enquanto o peixe diverso foi apreendido “por venda ambulante em local proibido, nas imediações do Porto de Pesca da Póvoa de Varzim”.
Das diligências policiais realizadas resultaram “dois autos de contraordenação, puníveis com uma coima que pode ascender ao valor máximo de 3.000 euros, e a identificação de duas mulheres de 59 e 69 anos”, assinala o comunicado da Guarda Nacional Republicana (GNR).
A Guarda Nacional Republicana (GNR) revelou, entretanto, que o pescado apreendido, “depois de submetido à verificação higiossanitária, foi entregue a várias instituições de solidariedade social”.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) relembra que os recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais.