Última hora

Recluso fugitivo da cadeia de Santa Cruz do Bispo em Matosinhos recapturado na Póvoa de Varzim

9 Junho 2023
Recluso fugitivo da cadeia de Santa Cruz do Bispo em Matosinhos recapturado na Póvoa de Varzim
Local
0

Cinco guardas prisionais recapturaram um presidiário, de 24 anos de idade, que tinha fugido, a 23 de maio, da cadeia de Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos.
Nesse dia, o recluso tinha-se dirigido, com a devida autorização, à lavandaria do estabelecimento prisional de Santa Cruz do Bispo, onde, supostamente, não existe vigilância.
Nesse espaço de tempo, o indivíduo terá encontrado uma porta de acesso às hortas da cadeia aberta, por onde saiu, tendo, depois, saltado um muro e fugido do estabelecimento prisional de Santa Cruz do Bispo.
Já em liberdade, o recluso terá tido a ajuda de vários amigos para escapar às autoridades durante cerca de duas semanas.
Durante esse tempo, cinco guardas prisionais foram recolhendo informações sobre o possível paradeiro do foragido, não parando o trabalho, até durante as folgas e, pela 1:30 horas da madrugada da passada segunda feira, na Póvoa de Varzim, recapturaram o indivíduo, que estava a cumprir pena por tráfico de droga.
O jovem recapturado para cumprir a restante pena tem antecedentes criminais por crimes de furto e violência doméstica e vai ser alvo de procedimentos disciplinares que passarão pela transferência para outro estabelecimento prisional.
Frederico Morais, do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, enalteceu o profissionalismo dos guardas prisionais que, mesmo de folga, abdicaram de estar com as suas famílias para garantir a segurança da sociedade civil.