Última hora

PSP detém três pessoas e apreende 695 artigos em operação anti-contrafação no Porto

12 Junho 2023
PSP detém três pessoas e apreende 695 artigos em operação anti-contrafação no Porto
Local
0

A PSP deteve, em Matosinhos e no Porto, três pessoas por suspeita de contrafação, tendo também apreendido 695 artigos de moda no âmbito da ‘Semana da Anti-Contrafação’, informou, em comunicado, a força policial.
De acordo com um comunicado da PSP, os detidos são um homem de 46 anos, residente em Vila Nova de Gaia, e duas mulheres de 35 e 56 anos, residentes em Vila do Conde, que já foram notificados para comparecerem junto das Autoridades Judiciárias.
Foram ainda apreendidos 695 artigos de vestuário, calçado, carteiras, relógios e óculos de sol, bem como 90 euros, informou a PSP.
A operação ‘Semana da Anti-contrafação’ “teve como objetivo a prevenção criminal e a fiscalização de venda de material contrafeito”.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu mais de 57 mil artigos na última semana, durante uma ação de combate à contrafação em que fiscalizou 175 operadores económicos de todo o país.
Em comunicado, a ASAE adianta que os artigos apreendidos ascendem a um valor superior a 220 mil euros, entre vestuário, calçado desportivo, malas, carteiras, cintos, relógios, isqueiros, óculos de sol, bonés, capas de telemóveis e porta-chaves, entre outros.
Segundo a ASAE, foram fiscalizados 175 operadores económicos, em todo o circuito comercial: produção, armazenamento, distribuição e comercialização, incluindo averiguação de venda através de canais digitais.
No âmbito desta operação, foram instaurados 50 processos-crime por contrafação, venda, circulação ou ocultação de produtos ou artigos e imitação ou uso ilegal de marcas.
Foram ainda cumpridos três mandados de busca domiciliários e não domiciliários e duas buscas em viaturas.
A ação no âmbito do combate à violação dos direitos de propriedade industrial, como contrafação, imitação e uso ilegal de marca, decorreu entre a passada terça e sexta feira, na semana em que se assinalou o Dia Mundial Anti-Contrafação.