Última hora

Grupo Águas de Portugal com lucro de 100 milhões de euros e volume de 740 milhões

5 Junho 2023
Grupo Águas de Portugal com lucro de 100 milhões de euros e volume de 740 milhões
País
0

O grupo Águas de Portugal (AdP) registou lucros de 100 milhões de euros em 2022, acima do valor de 2021, tendo o volume de investimentos aumentado 50% para 240 milhões de euros.
Em comunicado, no qual refere que o relatório e contas consolidadas de 2022 foi aprovado em assembleia geral, a Águas de Portugal (AdP) indica que no exercício relativo ao ano passado o volume de negócios se manteve “relativamente estável”, na ordem dos 740 milhões de euros.
O volume de investimento atingiu “cerca de 240 milhões de euros, representando um aumento de 50% em relação ao ano anterior, mediante a incorporação de ativos e o reforço das infraestruturas das empresas do Grupo AdP em todo o território nacional”.
A mesma informação avança que o grupo teve um “resultado líquido de 100 milhões de euros, influenciado por ganhos na estrutura de custos e da evolução das taxas de juro de referência“, e acima dos 83,3 milhões de euros que foram comunicados relativamente a 2021.
O resultado líquido, refere o comunicado, sustenta “a capacidade de auto financiamento requerida pelo avultado programa de investimentos de 1,5 mil milhões de euros”.
No comunicado, a Águas de Portugal (AdP) salienta que “a solidez da estrutura financeira da empresa surge reforçada pela “continuada redução da dívida líquida que não ultrapassa agora os 1.240 milhões de euros”.
Citado no comunicado, o presidente do Conselho de Administração do Grupo Águas de Portugal, José Furtado, sublinha que “o bom desempenho económico-financeiro e operacional do Grupo Águas de Portugal confere a necessária estabilidade e capacidade de investimento das empresas, fatores determinantes na garantia da segurança e fiabilidade de um serviço público essencial à vida, num contexto de enormes desafios”.
Detido pelo Estado e fundado em 1993, o grupo Águas de Portugal (AdP) é constituído por 19 empresas, das quais 13 são entidades gestoras de sistemas de abastecimento de água e de tratamento de águas residuais que prestam serviços em 222 municípios de Portugal continental, abrangendo cerca de oito milhões de pessoas.