Última hora

Conselho de Disciplina da FPF vai averiguar caso da academia Bsports de Vila Nova de Famalicão

18 Junho 2023
Conselho de Disciplina da FPF vai averiguar caso da academia Bsports de Vila Nova de Famalicão
Desporto
0

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou ter aberto um processo de averiguações sobre o caso da academia Bsports, em Riba de Ave, de Vila Nova de Famalicão, que está a ser investigada por alegado tráfico humano.
“Devido às notícias vindas a público e também nas redes sociais, nomeadamente na conta de Facebook da Academia Bsports, a contactos entre esta entidade com clubes portugueses e a jogos disputados entre equipas formadas por menores integrados na Academia Bsports e equipas de clubes portugueses, o CD considera necessário o esclarecimento das circunstâncias em que tais contactos ou jogos tiveram lugar”, refere o organismo.
Segundo o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o esclarecimento das circunstâncias é essencial “para avaliar da possível relevância disciplinar das condutas eventualmente imputáveis a clubes e agentes desportivos dos mesmos”.
Numa nota divulgada no site da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o Conselho de Disciplina (CD) explica ter decidido na quinta feira, “a instauração de processos em ambas as secções do órgão (profissional e não profissional), de modo a esclarecer a existência de condutas de clubes e de agentes desportivos com possível relevância disciplinar, quer no âmbito das competições profissionais de futebol, quer no âmbito das competições não profissionais de futebol”.
Na quarta feira, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou que foram constituídos arguidos dois cidadãos portugueses e cinco sociedades, no âmbito da investigação por eventual tráfico de seres humanos com epicentro numa academia de futebol em Famalicão.
As buscas aconteceram numa academia de futebol em Riba de Ave, em Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, e estenderam-se ainda à casa do presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Mário Costa, ligado àquela academia, que, entretanto, renunciou ao cargo.
Agora, o presidente da FPF, Fernando Gomes, considerou que a demissão de Mário Costa é insuficiente, e revelou que, em 2020, a FPF denunciou “indícios que considerava suspeitos de práticas ilegais”, através dos meios que entendeu serem adequados.