Última hora

Terreno da antiga Agros na N13 em Vila do Conde vai ter bomba de gasolina, hipermercado e casas

1 Maio 2023
Terreno da antiga Agros na N13 em Vila do Conde vai ter bomba de gasolina, hipermercado e casas
Economia
0

Uma bomba de gasolina, um posto de lavagem de automóveis, um hipermercado e uma zona habitacional é o que vai começar a ser construído nos terrenos da antiga Agros, no Lugar de Alto de Pêga, à face da Estrada Nacional 13 (EN13), em Vila do Conde.
A informação foi adiantada este domingo pelo Jornal de Notícias, que diz que “o contrato promessa de compra e venda entre a Lactogal e a promotora – a Adivinha Quotidiana – já está assinado”.
No espaço situado na Rua 5 de Outubro, à face da Estrada Nacional 13 (N13), em Vila do Conde, vai ser edificado “um posto de abastecimento de combustíveis, uma lavagem de carros, um hipermercado e uma zona habitacional”.
Na notícia, lançada na versão online de domingo do Jornal de Notícias e na versão em papel desta segunda feira, o processo mereceu a aprovação de Vitor Costa, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, o qual justifica que “o que foi aprovado foi uma minuta de acordo que apenas antecipa a cedência de terrenos ao domínio público, fruto da operação urbanística”, e que, também haverá troca da cedência de 1.400 m2. “A autarquia compromete-se a fazer parte do arruamento que servirá o novo centro de saúde e isenta de taxas o promotor. “É só”, garante, acrescentando que está tudo legal e com pareceres jurídicos favoráveis”.
No entanto, este processo já merece críticas da oposição, nomeadamente de Marta Simães, do Movimento Independente Nós Avançamos Unidos (NAU), de Elisa Ferraz, Ex-Presidente da Câmara de Vila do Conde, a apontar que “pretende saber quais os valores de uma operação que surpreende pela excecionalidade das medidas”, e saber “como é que numa área residencial ao lado de uma farmácia e numa zona de trânsito intenso, vai surgir uma bomba de gasolina”.
O hipermercado previsto para os terrenos da antiga Agros é o Intermarché. E a Câmara Municipal de Vila do Conde tem, também, previsto para o local, a construção do Centro de Saúde de Caxinas e Poça da Barca.