Última hora

PRR atribui 250 mil euros para obras de requalificação da Igreja Matriz de Vila do Conde

20 Maio 2023
PRR atribui 250 mil euros para obras de requalificação da Igreja Matriz de Vila do Conde
Local
0

A reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para o Património Cultural prevê mais 40 milhões de euros de investimento e intervenções em 29 monumentos, sítios arqueológicos e museus.
Segundo o Ministério da Cultura, os 40 milhões de euros que resultam da reprogramação juntam-se aos 150 milhões inicialmente previstos para a reabilitação do património cultural e as novas 29 intervenções acrescem às 49 já programadas.
As obras de reabilitação, conservação e restauro da Igreja de Santa Clara e da Igreja Matriz de Vila do Conde vão receber apoios no valor de 1,65 milhões e 250 mil euros, respetivamente, no âmbito da reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para o Património Cultural.
“O Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, manifesta enorme satisfação pela atribuição de verbas que vão permitir intervenções de restauro, reabilitação e valorização, que garantam a preservação do património para as gerações vindouras e criem as condições para uma ampla e enriquecedora fruição cultural por parte dos visitantes.
Vítor Costa reconhece o empenho do Ministério da Cultura e da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) na concretização destes apoios e enaltece as várias diligências e esforços da Câmara Municipal na proteção e valorização do nosso património.
Recorde-se que, no passado dia 26 de março, foi celebrado um protocolo de cooperação entre o Município de Vila do Conde e a DRCN, na presença da Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, com vista à reabilitação da Igreja do Mosteiro de Santa Clara e ao restauro e musealização do respetivo património móvel e integrado.
A Igreja de Santa Clara, classificada como Monumento Nacional em 1910, é um templo do século XIV de estrutura gótica, mas também com caraterísticas manuelinas, barrocas e rococó. Na Capela dos Fundadores do século XVI encontram-se os túmulos do Infante D. Afonso Sanches e sua mulher D. Teresa Martins, considerados das mais belas obras de escultura tumular em estilo manuelino.
A Igreja Matriz de Vila do Conde (séc. XVI) é um dos monumentos mais emblemáticos da cidade e do concelho e é também um dos mais significativos em estilo manuelino no país, apresentando elementos da arquitetura gótica e renascentista”, tornou público a Câmara Municipal de Vila do Conde em comunicado enviado aos meios de comunicação social.