Última hora

PRR atribui 1,65M€ para obras de requalificação da Igreja de Santa Clara de Vila do Conde

20 Maio 2023
PRR atribui 1,65M€ para obras de requalificação da Igreja de Santa Clara de Vila do Conde
Local
0

A reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para o Património Cultural prevê mais 40 milhões de euros de investimento e intervenções em 29 monumentos, sítios arqueológicos e museus.
Segundo o Ministério da Cultura, os 40 milhões de euros que resultam da reprogramação juntam-se aos 150 milhões inicialmente previstos para a reabilitação do património cultural e as novas 29 intervenções acrescem às 49 já programadas.
As obras de reabilitação, conservação e restauro da Igreja de Santa Clara e da Igreja Matriz de Vila do Conde vão receber apoios no valor de 1,65 milhões e 250 mil euros, respetivamente, no âmbito da reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para o Património Cultural.
“O Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, manifesta enorme satisfação pela atribuição de verbas que vão permitir intervenções de restauro, reabilitação e valorização, que garantam a preservação do património para as gerações vindouras e criem as condições para uma ampla e enriquecedora fruição cultural por parte dos visitantes.
Vítor Costa reconhece o empenho do Ministério da Cultura e da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) na concretização destes apoios e enaltece as várias diligências e esforços da Câmara Municipal na proteção e valorização do nosso património.
Recorde-se que, no passado dia 26 de março, foi celebrado um protocolo de cooperação entre o Município de Vila do Conde e a DRCN, na presença da Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, com vista à reabilitação da Igreja do Mosteiro de Santa Clara e ao restauro e musealização do respetivo património móvel e integrado.
A Igreja de Santa Clara, classificada como Monumento Nacional em 1910, é um templo do século XIV de estrutura gótica, mas também com caraterísticas manuelinas, barrocas e rococó. Na Capela dos Fundadores do século XVI encontram-se os túmulos do Infante D. Afonso Sanches e sua mulher D. Teresa Martins, considerados das mais belas obras de escultura tumular em estilo manuelino.
A Igreja Matriz de Vila do Conde (séc. XVI) é um dos monumentos mais emblemáticos da cidade e do concelho e é também um dos mais significativos em estilo manuelino no país, apresentando elementos da arquitetura gótica e renascentista”, tornou público a Câmara Municipal de Vila do Conde em comunicado enviado aos meios de comunicação social.