Última hora

Primeiro festival de banda desenhada da Maia acontece de 16 a 18 de junho no Fórum da Maia

11 Maio 2023
Primeiro festival de banda desenhada da Maia acontece de 16 a 18 de junho no Fórum da Maia
Cultura
0

Cerca de vinte autores, entre os quais o português Marco Mendes e o francês Georges Bess, vão estar na primeira edição do festival de banda desenhada Maia BD, em junho naquela cidade do distrito do Porto.
O Maia BD é uma iniciativa da Câmara Municipal da Maia com a cooperativa editorial A Seita e pretende dar atenção à banda desenhada em três dias de programação, com exposições, uma feira do livro, mesas redondas e encontros com autores, refere a organização em nota de imprensa.
A primeira edição decorrerá de 16 a 18 de junho no Fórum da Maia e, segundo informação na página oficial da autarquia, está confirmada a presença de mais de 20 autores.
Entre eles está o artista francês Georges Bess, de quem foi editado, em 2021, o álbum “Drácula”, a partir da obra de Bram Stoker.
Outro dos convidados é Marco Mendes que terá uma exposição dedicada ao livro “Juventude”, publicado em 2022 pela A Seita, que desvenda uma sequência narrativa visual, de inspiração biográfica e sem texto.
A exposição de Marco Mendes, apesar de estar incluída no Maia BD, estará patente durante praticamente todo o mês de junho, na biblioteca municipal.
Durante os três dias do festival, estão confirmadas duas outras exposições.
Uma delas passa em retrospetiva a trilogia “As Aventuras Completas de Dog Mendonça e PizzaBoy”, de Juan Cavia (desenho) e Santiago Villa (cor), com argumento de Filipe Melo.
Depois de terem sido publicadas em tomos, entre 2010 e 2013, as histórias serão reeditadas este ano num só volume, pela Companhia das Letras.
A outra exposição no Maia BD foca-se em “Auto da Barca do Inferno”, uma adaptação de um clássico da literatura portuguesa, de Gil Vicente, por João Miguel Lameiras, com desenho de Joana Afonso, a editar pela Levoir.
Rita Alfaiate, André Lima Araújo, Mosi, Luís Louro, Bernardo Majer, Filipe Abranches e o colombiano Canizales são outros nomes confirmados.
A programação completa será anunciada a 18 de maio na Maia, numa sessão em que serão exibidas as curtas-metragens “Ice Merchants”, de João Gonzalez – que foi candidata aos Óscares -, “O Lobo Solitário”, de Filipe Melo, e “O Homem do Lixo”, de Laura Gonçalves.