Última hora

Suspeito de furtar carros e lojas em Gaia, Porto, Matosinhos, Maia e Póvoa em prisão preventiva

11 Abril 2023
Suspeito de furtar carros e lojas em Gaia, Porto, Matosinhos, Maia e Póvoa em prisão preventiva
Local
0

Um homem suspeito de vários furtos de carros, lojas comerciais e de abastecimentos de combustível em diferentes cidades do distrito do Porto ficou a aguardar julgamento em prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa, anunciou hoje a Guarda Nacional Republicana (GNR).
O suspeito, de 37 anos de idade e com antecedentes criminais pela prática dos mesmos crimes, foi detido a 3 de abril, no Porto, a conduzir uma viatura avaliada em 80 mil euros e que havia sido furtada em março e que, entretanto, foi entregue ao legítimo proprietário, referiu a Guarda Nacional Republicana (GNR), em comunicado.
Na detenção, os militares apreenderam ainda ao alegado assaltante cartões de pagamento automático, chaves de veículos, telemóveis, mochilas, computadores, malas de viagem, bolsas de senhora, pares de óculos, calçado e peças de vestuário, sublinhou.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) adiantou, ainda, que o detido é suspeito de diversos furtos em interiores de veículos, estabelecimentos e abastecimentos de combustível com fuga nos concelhos de Vila Nova de Gaia, Porto, Matosinhos, Maia e Póvoa de Varzim, no distrito do Porto.
A 5 de abril, após ser presente a um juiz do Tribunal de Instrução Criminal de Matosinhos, o homem ficou sujeito à medida de coação mais gravosa, nomeadamente prisão preventiva.
O roubo de e em automóveis, assim como de e em outros veículos motorizados, registou particular incidência, nos últimos 10 anos, em Portugal, com especial enfoque no Porto, Algarve e Lisboa.
A conclusão é de um estudo da HelloSafe que, após ter analisado os últimos dez anos de furtos de automóveis e outros veículos motorizados em Portugal, concluiu que foi principalmente no Porto, em Lisboa e no Algarve que este tipo de situações mais aconteceu.
De acordo com os dados reunidos pela HelloSafe, a Cidade Invicta registou um número médio de furtos de e em veículos por 100 mil habitantes de 580 casos, o Algarve somou 451 e a sub-região de Lisboa contabilizou um total de 439 casos.
Em Portugal, os dados do Eurostat apontam para um total de 113.633 veículos furtados e 17.839 roubados, isto num total de 131.472 ocorrências, o que também significa uma média de 36 casos por dia, ou, ainda, um roubo a cada 40 minutos.
Finalmente e já numa comparação com a Europa, o estudo da HelloSafe coloca Portugal no 11.º lugar, ranking do qual fazem parte 17 países, e em que a Itália surge como o país onde a taxa de roubo e furto de veículos a cada 100 mil habitantes atinge o valor mais alto.