Última hora

Seleção Portuguesa de Futsal triunfa no primeiro de dois particulares com Itália em Vila do Conde

15 Abril 2023
Seleção Portuguesa de Futsal triunfa no primeiro de dois particulares com Itália em Vila do Conde
Desporto
0

A Seleção Portuguesa de Futsal venceu esta sexta feira a Itália, por 3-0, no Pavilhão de Desportos de Vila do Conde, no primeiro de dois encontros de preparação frente aos transalpinos para a Ronda de Elite de acesso ao Mundial2024.
Tiago Brito (4 minutos), o debutante Carlos Monteiro (21) e Pany Varela (31) marcaram os golos dos atuais campeões mundiais e bicampeões da Europa frente aos transalpinos, vencedores da principal prova continental de seleções por duas vezes, em 2003 e 2014.
Os dois conjuntos reencontram-se no domingo, às 20:00, em Vila do Conde, numa altura em que estão a aguardar pelo sorteio da Ronda de Elite de qualificação europeia para a 10.ª edição do campeonato do mundo, cujas datas e localização continuam por designar.
Um mês depois de ter culminado o Grupo 4 da Ronda Principal com um pleno de vitórias sobre Lituânia e Bielorrússia, Portugal retornou à ação com os estreantes Diogo Santos, Edmilson Sá ‘Kutchy’, Rúben Teixeira e Carlos Monteiro para o último estágio da época.
Esse quarteto foi sendo gradualmente lançado pelo selecionador Jorge Braz durante um duelo em que o capitão Bruno Coelho começou a coroar a sua 150.ª internacionalização logo aos quatro minutos, quando desmarcou na direita Tiago Brito para o golo inaugural.
Sem a fasquia de gerações passadas, a ‘squadra azzurra’ deu réplica através dos ítalos-brasileiros Alex Merlim, que atua no Sporting, Gabriel Motta e Marcelo Padilha, em ‘tiros’ negados pelo guarda-redes Edu, que viu o homólogo Jurij Bellobuono impor-se a Afonso Jesus, Tiago Brito ou Pany Varela no extremo oposto da quadra a caminho do intervalo.
Portugal desfez essa toada nivelada e voltar a agitar o marcador nos primeiros instantes da etapa complementar, com Zicky a receber de Pany e a tocar de calcanhar para Carlos Monteiro eternizar da melhor maneira o dia de estreia pela seleção na sua cidade natal.
A Itália tomou maiores riscos a partir dos 28 minutos, com Alex Merlim a assumir o papel de guarda-redes avançado, mas os anfitriões continuaram a carregar por Zicky e Pany, autor do 3-0, aos 31 minutos, na sequência de uma transição solicitada por Hugo Neves.
A organização defensiva dos lusos continuou a limitar as possibilidades transalpinas de encurtar distâncias, à exceção de um par de tentativas de Alex Merlim, que viu Gabriel Motta falhar a recarga, e do capitão Carmelo Musumeci, ambas sustidas pelo suplente André Correia, que, a segundos do fim, atirou de baliza a baliza e o esférico resvalou no poste.