Última hora

Metro do Porto reforça hoje operação após melhor primeiro trimestre de sempre

3 Abril 2023
Metro do Porto reforça hoje operação após melhor primeiro trimestre de sempre
Local
0

A Metro do Porto vai reforçar a sua operação a partir de hoje em cinco linhas, com aumentos de frequências e capacidade, após ter registado o melhor trimestre de sempre quanto a validações, disse fonte da transportadora.
Fonte oficial da Metro do Porto disse hoje que os primeiros três meses de 2023 consistiram no “melhor primeiro trimestre de sempre” em termos de validações, superando o registo de 2019, o ano com mais validações (71,4 milhões), o que levou ao reforço da operação a partir de hoje.
“Assim, na Linha Vermelha (B) [Estádio do Dragão – Póvoa de Varzim], destaque para a entrada de mais um veículo duplo na ponta da manhã, passando a circulação nesta altura a fazer-se exclusivamente em composições duplas. Entre a ponta da manhã e a ponta da tarde, estarão dois veículos duplos adicionais a assegurar o serviço regular”, refere a transportadora em comunicado.
Já na Linha Verde (C, Campanhã – ISMAI), “haverá quatro circulações por hora e sentido até ao ISMAI nas pontas da manhã e da tarde e três na hora do almoço”.
Quanto à Linha Amarela (D, Hospital São João – Santo Ovídio), o reforço será feito no período noturno, “onde passam a circular seis veículos por hora em cada sentido, tanto nos dias úteis (entre as 21:00 e as 00:00) como aos sábados (entre as 22:00 e as 00:00) e aos domingos (entre as 20:00 e as 23:00)”.
“Também neste período, a partir das 20:00, a Linha Violeta (E) [destino Aeroporto] será prolongada até à Estação Estádio do Dragão (sempre em veículos duplos)”, deixando de partir e chegar apenas da Trindade naquele período (durante o dia, o serviço alterna entre Estádio do Dragão e Trindade).
Já na Linha Laranja (F, Senhora da Hora – Fânzeres), “entre as 20:00 e as 22:00 dos dias úteis, haverá mais dois veículos em circulação por hora e sentido, juntando-se aos outros dois já existentes nos mesmos moldes”, e “aos fins-de-semana esta lógica mantém-se, mas num espaço horário diferente: entre as 07:00 e as 20:00 nos sábados e entre as 14:00 e as 20:00 nos domingos”.
De fora dos reforços de operação fica a Linha A (Senhor de Matosinhos – Estádio do Dragão), estando os novos horários da rede disponíveis no ‘site’ da Metro do Porto, bem como dos transportes alternativos no trajeto ISMAI – Trofa.