Última hora

Lesão afasta ciclista poveiro Rui Costa da clássica La Flèche Wallonne região da Valónia na Bélgica

20 Abril 2023
Lesão afasta ciclista poveiro Rui Costa da clássica La Flèche Wallonne região da Valónia na Bélgica
Desporto
0

O ciclista poveiro Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) tem uma “irritação num joelho” e falhou na quarta feira a clássica La Flèche Wallonne, anunciou a equipa belga, desfalcada numa das mais prestigiadas provas do calendário mundial.
“Devido a uma irritação num joelho, Rui Costa não poderá participar nesta quarta-feira”, explicou o médico Ortwin Schäfer, citado em comunicado dos belgas.
Rui Costa, de 36 anos de idade, falhou aquela clássica das Ardenas em que tem como melhor resultado um 10.º lugar em 2016.
Campeão do mundo de fundo em 2013, o ciclista da Póvoa de Varzim tem somado bons resultados no primeiro ano na Intermarché-Circus-Wanty, desde logo as vitórias no Troféu Calvià e na Volta à Comunidade Valenciana.
Foi segundo na Clássica Faun Drôme, 10.º na Volta ao Algarve e quarto na Figueira Champions Classic, na estreia pelos belgas após oito anos na formação agora com o nome de UAE Emirates.
A clássica La Flèche Wallonne, que antecede em quatro dias a Liège-Bastogne-Liège, contou, assim, com apenas um português na lista de inscritos, Ruben Guerreiro, da Movistar, numa corrida em que o grande favorito era o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), dias após a vitória na Amstel Gold Race.
O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) completou esta quarta feira o ‘Tríptico das Ardenas’ de palmarés, ao superiorizar-se nos metros finais do Muro de Huy, para vencer a La Flèche Wallonne, somando a terceira vitória em clássicas esta época.
‘Pogi’ prolongou esta quarta feira o seu domínio nesta temporada de ciclismo, impondo-se, sem grandes dificuldades, no mítico Muro de Huy, ao acelerar nos metros finais dos 194,3 quilómetros desde Herve para cortar a meta com o tempo de 04:27.53 horas, à frente do dinamarquês Mattias Skjelmose (Trek-Segafredo) e do espanhol Mikel Landa (Bahrain-Victorious), respetivamente segundo e terceiro com o mesmo tempo.
Vencedor da Amstel Gold Race no passado domingo, Tadej Pogacar tornou-se no quarto ciclista da história a ganhar a clássica neerlandesa e a Flèche Wallonne no mesmo ano, depois dos italianos Davide Rebellin (2004) e Danilo Di Luca (2005) e do belga Philippe Gilbert (2011).
Aos 24 anos, o bicampeão do Tour (2020 e 2021) completou o ‘Tríptico das Ardenas’ no palmarés – conquistou a Liège-Bastogne-Liège em 2021 -, e vai procurar no próximo domingo unir-se na história a Rebellin e Gilbert, os únicos a vencerem as três prestigiosas clássicas daquela região do centro europeu no mesmo ano.