Última hora

Dois jovens resgatados do mar com vida esta quinta feira na praia da Azurara em Vila do Conde

8 Abril 2023
Dois jovens resgatados do mar com vida esta quinta feira na praia da Azurara em Vila do Conde
Local
0

Dois jovens tiveram de ser retirados da água do mar da praia da Azurara, em Vila do Conde, na tarde da passada quinta feira. Entraram em dificuldades na água e já não conseguiram regressar sozinhos ao areal.
A Polícia Marítima e os Bombeiros foram acionados pouco depois das 18:00 horas. Quando chegaram ao local, os jovens tinham já sido resgatados, tendo sido avaliados no local.
O helicóptero da Força Aérea que estava empenhado nas buscas por um outro jovem desaparecido em Matosinhos chegou a ser desviado para esta ocorrência, mas a situação foi rapidamente resolvida.
Três pessoas morreram afogadas esta quinta feira em Portugal: um jovem de 17 anos em Matosinhos e um pai e filha no Meco, em Sesimbra.
Em Matosinhos, um jovem de 17 anos entrou no mar com um grupo de amigos. O alerta foi dado ao início da tarde e seis rapazes foram resgatados, mas o jovem de 17 anos só seria encontrado horas depois já cadáver.
De acordo com o comandante adjunto da capitania do Douro, Silva Santos, os jovens terão sido surpreendidos por um agueiro, fenómeno natural que é responsável por uma grande parte das mortes por afogamento.
Na praia da Foz, em Sesimbra, uma criança e um homem morreram na tarde desta quinta feira “depois de terem entrado em dificuldades na água”.
A Autoridade Marítima lançou já um alerta a pedir às pessoas para que se mantenham afastadas da zona do mar, uma vez que as praias ainda não possuem vigilância. Também devido aos temporais, a morfologia dos areais está alterada e podem ocorrer situações de perigo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o afogamento é uma das principais causas de morte entre crianças e jovens até aos 24 anos. Todos os anos, cerca de 236 mil pessoas morrem afogadas em todo o mundo.
Em Portugal, só entre janeiro e setembro de 2022 o afogamento causou a morte a 134 pessoas, 102 homens, 31 mulheres e a um ser humano não determinado, segundo o Observatório do Afogamento.