Última hora

Descarga ilegal de resíduos causa mancha poluente no rio Ave até Vila do Conde

26 Abril 2023
Descarga ilegal de resíduos causa mancha poluente no rio Ave até Vila do Conde
Local
0

Uma descarga ilegal de resíduos industriais causou esta quarta feira uma mancha poluente que se arrastou até à foz do rio Ave, em Vila do Conde, informou o presidente da câmara vilacondense.
Segundo Vítor Costa, o incidente, que foi detetado de manhã por um piquete da Polícia Marítima, já foi resolvido com a “pronta intervenção” de várias entidades, e “não representa um perigo para saúde pública”.
“Tratou-se de uma massa gordurosa branca, com cheiro intenso, provavelmente de origem industrial, que foi ilegalmente descarregada. De imediato o plano de contingência foi ativado e em algumas horas a situação foi resolvida com a remoção desses resíduos”, explicou o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde.
Vítor Costa, que esteve no local a acompanhar os trabalhos de remoção desse foco poluente, revelou que ainda não foi possível determinar qual o produto que causou a poluição nem o local da descarga, apesar estar em curso uma investigação.
“Está a ser feita uma pesquisa junto das caixas de saneamento em Azurara, Árvore ou Mindelo para tentar encontrar a origem. Assim que for identificada, haverá processos a ser instaurados pelas autoridades competentes”, garantiu.
Além de técnicos da Câmara de Vila do Conde, da Águas do Norte e da Indaqua, esteve também no local uma brigada do SEPNA (Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente) da GNR (Guarda Nacional Republicana).
Vítor Costa mostrou satisfação por verificar que o plano de contingência para este tipo de situações funcionou e garantiu “tolerância zero” para estes crimes ambientais.
“De imediato todas as entidades acorreram ao local e a situação foi resolvida. Também estive presente e deixei claro que tem de haver tolerância zero para estas agressões ao ambiente”, reiterou Vítor Costa.
O autarca lembrou, ainda assim, que esta foi “uma situação anómala” dado que o rio Ave, que chegou a ser um dos mais poluídos do país, tem sido alvo de vários processos de recuperação.
“Há vários anos que não acontecia algo do género. A fiscalização e a punição das fontes poluentes têm, felizmente, dado resultado e continuarão, com a colaboração da Câmara Municipal”, garantiu Vítor Costa.