Última hora

Região de Turismo do Algarve aposta na criação de “novas motivações de visita” em 2023

5 Março 2023
Região de Turismo do Algarve aposta na criação de “novas motivações de visita” em 2023
Cultura
0

A estratégia do turismo algarvio para 2023 prevê a criação de “novas motivações de visita”, como um centro interpretativo dos Descobrimentos na réplica da Caravela Boa Esperança, em Lagos, disse o presidente da Região de Turismo do Algarve.
Este é um dos projetos da estratégia apresentada pelo presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que procura aproveitar o passado e história da região no período dos Descobrimentos para alargar a oferta turística e diminuir a sazonalidade na região.
João Fernandes recordou que, na quinta feira, por ocasião da iniciativa Governo Mais Próximo no distrito de Faro, o Primeiro-ministro, António Costa, também inaugurou o Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres, no concelho de Vila do Bispo, alusivo aos Descobrimentos e à Expansão Portuguesa, que invoca o passado e o contributo do Infante Dom Henrique para esse desígnio.
“Ao inaugurar o centro interpretativo de Sagres, o próprio Primeiro-ministro referiu como este é um elemento importante para a diversificação da oferta e esse é um dos motes da nossa estratégia, que é gerar novas motivações de visita, enriquecer a visita de quem nos procura e qualificar a oferta”, afirmou João Fernandes.
O presidente da Região de Turismo do Algarve disse ainda que o projeto vai fazer “a transformação da Caravela Boa Esperança num centro interpretativo sobre os Descobrimentos Portugueses, procurando criar mais um ponto de atração para quem visita e vive no Algarve”.
“A caravela Quinhentista, que é uma réplica de que dispomos e que já fez várias navegações por esse mundo fora, ficará agora disponível para visitação, sendo ela também objeto não só de uma reabilitação, mas também de um espólio acrescido”, explicou o presidente da Região de Turismo do Algarve.
O responsável adiantou também que, com este projeto, vai-se também reabilitar uma embarcação que foi construída em Vila do Conde, em madeira, por especialistas que reproduziram as técnicas de construção naval do século XV, e que foi lançada à água pela primeira vez em 1990, tendo sido adquirida pelo Turismo do Algarve em 2001.
Os visitantes vão ter a “oportunidade de perceber o que era viver a bordo de uma caravela e por que mares navegou a caravela Boa Esperança, em concreto”, precisou João Fernandes.
O presidente da Região de Turismo do Algarve assinalou igualmente que, após a apresentação na Bolsa de Turismo de Lisboa, o centro interpretativo da Caravela Boa Esperança vai ser “inaugurado já no próximo dia 21, onde a embarcação está, na Marina de Lagos”, distrito de Faro.
“E queremos que venha a ser um ‘ex-líbris’ também de visitas para turistas e residentes”, afirmou o responsável do Região de Turismo do Algarve.
João Fernandes falou à margem da apresentação da estratégia do Turismo do Algarve para 2023, que incluiu a transformação da Caravela Boa Esperança em centro interpretativo sobre os Descobrimentos Portugueses, mas também a apresentação do estudo “Turismo Cultural no Algarve – Perfil do Turista e Perspetivas de Desenvolvimento”.
No final, houve uma prova de vinhos, promovida pela Comissão Vitivinícola do Algarve, destinada a “valorizar o potencial turístico da Rota dos Vinhos da região como um dos pontos de diferenciação do destino durante todo o ano para os mercados interno e externo”, segundo informação da Região de Turismo do Algarve.