Última hora

PJ detém oito suspeitos de um “número ainda indeterminado” de burlas informáticas na Europa

16 Março 2023
PJ detém oito suspeitos de um “número ainda indeterminado” de burlas informáticas na Europa
Local
0

A Polícia Judiciária (PJ) deteve oito homens suspeitos de um “número ainda indeterminado” de burlas informáticas realizadas em diversos países europeus, através do ‘Business Email Compromise’ (ataque que visa empresas que realizam transferências bancárias e têm fornecedores no estrangeiro).
Esta ação, que decorreu na terça feira nos concelhos do Porto, Ovar, Póvoa de Varzim, Vila Nova de Famalicão, Braga, Vila Nova de Gaia, Maia, Paredes, Gondomar, Azeitão, Seixal e Viana do Castelo, visou uma “organização criminosa transnacional”, referiu a Polícia Judiciária (PJ), em comunicado enviado às redações.
Em Portugal, esta organização terá criado um circuito financeiro para integrar na economia as vantagens da prática dos alegados crimes, sendo-lhe atribuídos por agora movimentos financeiros superiores a 10 milhões de euros operados em território nacional, adiantou.
No decurso da operação policial foi apreendida diversa documentação, material informático, cartões bancários e terminais de pagamento automático (TPA) móveis, frisou a Polícia Judiciária (PJ).
No âmbito deste inquérito, já se encontravam apreendidos cerca de dois milhões de euros, acrescentou a Polícia Judiciária (PJ).
A operação envolveu 76 inspetores da Polícia Judiciária (PJ), 10 especialistas de Polícia Científica e dois seguranças da Polícia Judiciária (PJ) e contou ainda com a participação de elementos da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo.
Na sequência desta ação foram realizadas 34 buscas domiciliárias e não domiciliárias.
Os oito detidos, com idades entre os 27 e 50 anos e com diferentes funções na estrutura da organização, são suspeitos dos crimes de burla qualificada, fraude fiscal, falsidade informática, acesso ilegítimo e branqueamento, realçou a Polícia Judiciária (PJ).
Os homens, sete dos quais de nacionalidade portuguesa, vão ser agora presentes ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto para primeiro interrogatório judicial.