Última hora

Oceanic investe 2,2 milhões de euros na ampliação de fábrica de peixe em Sines

27 Março 2023
Oceanic investe 2,2 milhões de euros na ampliação de fábrica de peixe em Sines
Economia
0

A Oceanic, empresa especializada no comércio de peixe fresco, investiu 2,2 milhões de euros na ampliação da sua fábrica em Sines, Setúbal, para aumentar a capacidade de congelação e armazenagem, revelou hoje um dos proprietários.
O empresário Miguel Segundo argumentou que este investimento vai permitir “aumentar a capacidade de congelação e de armazenagem” daquela unidade instalada na Zona Industrial Ligeira (ZIL) 2, em Sines.
“Houve esta necessidade porque estávamos a fazer muito ‘outsourcing’, tínhamos de ir congelar [peixe] fora” da unidade”, relatou.
A Oceanic inaugura esta quarta feira a fase de ampliação da fábrica de Sines e o mesmo proprietário vincou que, antes das obras, a unidade tinha uma “capacidade de congelação reduzida”.
Graças à ampliação, cujas obras arrancaram em 2020 após a aprovação de uma candidatura a fundos comunitários, a fábrica passou a ter “uma área de 5.000 metros quadrados”, onde serão armazenadas “cerca de 900 toneladas” de peixe congelado.
“A nossa capacidade de congelação mais do que triplicou [porque] passa de 20 para 80 toneladas por dia. Com isto tivemos de instalar mais cinco túneis de congelação, além dos três já existentes”, realçou, acrescentando que a capacidade de armazenagem de congelados “passa de 50 para cerca de 900 toneladas”.
De acordo com Miguel Segundo, com esta ampliação foi possível criar “mais 10 postos de trabalho”, numa aposta “no departamento de qualidade” da empresa.
Atualmente a Oceanic exporta “40%” da sua produção, maioritariamente para Espanha, sendo o mercado nacional responsável pelos restantes 60%.
“O que congelo e exporto é tudo peixe da nossa costa, ou seja, cavalas, carapaus e sardinhas. E, depois, importo para vender ao mercado nacional o que falta cá”, explicou.
O peixe congelado que é exportado “serve vários tipos de mercado”, quer para consumo animal, quer para “o mercado da saudade”, onde “há portugueses no estrangeiro”, especificou.
Fundada em 2011, em Ermidas-Sado, no concelho de Santiago do Cacém, em Setúbal, por Miguel Segundo e Paulo Estevão, a Oceanic começou por desenvolver a sua atividade num armazém na Docapesca, em Sines, tendo, em 2016, avançado com a construção de uma unidade de raiz, na ZIL.
Além da fábrica de Sines, a empresa tem mais dois armazéns, em Matosinhos e em Tanger, Marrocos, no Norte da África.