Última hora

FAPAS faz cordão humano para proteger Reserva Ornitológica de Mindelo em Vila do Conde

23 Março 2023
FAPAS faz cordão humano para proteger Reserva Ornitológica de Mindelo em Vila do Conde
Local
0

A Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade – FAPAS vai promover, no domingo, um cordão humano para alertar para a necessidade de uma “urgente” intervenção na Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM), em Vila do Conde.
A iniciativa, organizada pelo Núcleo da FAPAS de Mindelo, pretende que as entidades estatais responsáveis pelo ambiente, procedam a reposição de um cordão dunar junto à Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM), que rompeu e permite a entrada de água do mar e ameaçando a respetiva salinização dos terrenos.
“Se nada for feito para consolidar o cordão, parte da reserva vai ser inundada pela água do mar e colocar em causa todo o património histórico e cultural da ROM, e, sobretudo, pôr em causa toda a riqueza da sua biodiversidade”, explicou Vítor Gonçalves, responsável pela iniciativa.
O também dirigente do Núcleo da FAPAS de Mindelo afirmou que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) já foi alertada várias vezes para o problema, mas que até agora “ainda não deu resposta”.
“Compreendemos que não é fácil, porque há várias solicitações, mas é muito importante que se proteja esta área. É a primeira reserva do país, e esperamos que esta nossa iniciativa sensibilize os órgãos competentes para desbloquear as verbas para resolver o problema”, vincou Vítor Gonçalves.
O responsável partilhou, ainda, que conta com o apoio da Câmara Municipal, com quem já se reuniu para expor a atual situação de vulnerabilidade da Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM).
“A Câmara já nos recebeu e disse que estava a fazer tudo ao seu alcance, mas que esta era uma competência da APA. O presidente, Vítor Costa, mostrou-se solidário com o nosso cordão humano, e solicitou a presença da autarquia na iniciativa”, partilhou.
Vítor Gonçalves garantiu que já tem confirmada a presença de várias dezenas de pessoas no cordão humano, mas acredita que até domingo “muitos mais se vão juntar” à iniciativa, agendada para às 10:00, em Mindelo, junto ao local onde rompeu o cordão dunar.
“A situação é grave, mas ainda está a tempo de ser invertida se o cordão dunar for consolidado em breve. É preciso que esta mensagem passe até aos órgãos competentes”, concluiu Vítor Gonçalves.
A Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM), situada no litoral sul do concelho de Vila do Conde, foi criada em 1957, sendo a primeira em Portugal, e desde 2009 foi integrada na Rede Fundamental de Conservação da Natureza.
Além de contemplar um importante mosaico de habitat que inclui cordões dunares, rochedos litorais, zonas húmidas e bouças, acolhe uma diversidade de plantas, 81 espécies de aves, 57 das quais com um estatuto de conservação, e 14 das 17 espécies de anfíbios presentes em Portugal.