Última hora

APA e Câmara de Vila do Conde garantem intervenção na Reserva Ornitológica de Mindelo

24 Março 2023
APA e Câmara de Vila do Conde garantem intervenção na Reserva Ornitológica de Mindelo
Local
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) garantiram hoje que vão resolver o rompimento do cordão dunar junto à Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM).
“Já temos a garantia da APA de que haverá uma intervenção. Estamos a trabalhar em conjunto e ainda esta semana estiveram no local técnicos a avaliar a situação. Será feita uma ação no imediato e, a seguir, uma intervenção de fundo”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa.
Em causa está o rompimento do cordão dunar, junto à foz da ribeira de Silvares, que permite a entrada de água do mar nos terrenos da reserva, e, devido à salinização, ameaça a biodiversidade da reserva, que, para Vítor Costa, “tem de ser protegida”.
Segundo o autarca, haverá uma intervenção, a curto prazo, para “impedir a entrada da água mar” e depois uma outra, mais complexa, para a reposição da duna, “que exige meios técnicos mais específicos”.
“Uma intervenção destas não é fácil, não é simplesmente fechar o buraco que se abriu. É preciso um projeto técnico feito pela APA, mas a Câmara Municipal avança com a obra para ser mais rápido”, explicou Vítor Costa.
O presidente da Câmara explicou que a verba para a intervenção será da responsabilidade da APA, usando “um fundo de emergência do Governo para este tipo de situações”.
“Será uma obra avultada, que implica muitos metros cúbicos de areia e máquinas capazes. Além disso, não podemos trazer as máquinas pela reserva, tem de ser feito pela praia e em tempo útil, porque a época balnear está à porta”, partilhou o autarca.
Em comunicado, também hoje divulgado, a APA esclareceu que em janeiro deste ano, logo após o incidente do rompimento do cordão dunar, “foi efetuada uma visita à área costeira entre Mindelo e Árvore, no concelho de Vila do Conde, tendo-se identificado o sucedido”, e que deu “conhecimento à Câmara de Vila do Conde, que desconhecia a situação, remetendo um registo fotográfico com a localização da área afetada”.
“A APA considera prioritário repor o cordão dunar, por forma a impedir a entrada de água salgada para esta área, apesar das várias ocorrências ao longo da costa. Por tal facto, no passado dia 21 de março técnicos da APA deslocaram-se ao local, e, em articulação com técnicos da autarquia, estiveram a avaliar as possibilidades de intervenção imediata no local, sem prejuízo de uma intervenção posterior de maior dimensão”, pode ler-se no comunicado.
A APA informou ainda que “não foi contactada diretamente, sobre este assunto, pela FAPAS” – a Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade que recentemente denunciou a situação -, mas mostrou-se “sempre disponível para reunir com esta ONGA, ciente do objetivo comum de assegurar a preservação da ROM”.
A associação ambientalista promoveu, ainda assim, para este domingo, às 10:00, junto ao local um cordão humano para sensibilizar para o problema do rompimento do cordão dunar junto à ROM, e pedir uma intervenção urgente para proteger a biodiversidade existente.
A Reserva Ornitológica de Mindelo, situada no litoral sul do concelho de Vila do Conde, foi criada em 1957, sendo então a primeira em Portugal, e desde 2009 foi integrada na Rede Fundamental de Conservação da Natureza.
Além de contemplar um importante mosaico de habitat que inclui cordões dunares, rochedos litorais, zonas húmidas e bouças, acolhe uma diversidade de plantas, 81 espécies de aves, 57 das quais com um estatuto de conservação, e 14 das 17 espécies de anfíbios presentes em Portugal.