Última hora

GNR apreende mais de 320 mil cigarros no valor de 70 mil euros na Trofa e detém um homem

8 Fevereiro 2023
GNR apreende mais de 320 mil cigarros no valor de 70 mil euros na Trofa e detém um homem
Local
0

Mais de 320 mil cigarros que se destinavam a ser introduzidos no mercado de forma fraudulenta, prejudicando o Estado em 54 mil euros por falta de pagamento de impostos, foram apreendidos na terça feira, na Trofa, anunciou a Guarda Nacional Republicana (GNR).
Em comunicado, aquela força militar explicou que a apreensão foi feita na sequência de uma ação de fiscalização rodoviária na Autoestrada 3 (A3) durante a fiscalização de uma viatura ligeira de mercadorias, tendo sido detido o condutor da viatura, um homem de 21 anos.
Segundo a Guarda Nacional Republicana (GNR), no interior da viatura havia “diversas caixas contendo tabaco manufaturado, sem o pagamento dos impostos especiais incidentes e em violação das normas de selagem e estampilhagem estabelecidas pelo regime jurídico dos Impostos Especiais de Consumo (IEC)”.
O valor do tabaco apreendido, refere o texto, “ascende aos 70 mil euros, sendo que a sua comercialização ilícita teria causado um prejuízo ao Estado em sede de Imposto sobre o Tabaco (IT) num valor de 54.000 euros”.
Além do tabaco, foi ainda apreendido um bastão extensível, que se encontrava na posso do condutor.
O homem vai agora ser presente no Tribunal Judicial de Santo Tirso, no distrito do Porto.
Na segunda semana de janeiro, a Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu mais de 120 mil cigarros, cujo valor ascendia a 28 mil euros, e identificou um homem de 64 anos de idade por alegada introdução fraudulenta no consumo em Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão.
Em comunicado, a Unidade de Ação Fiscal da Guarda Nacional Republicana (GNR) do Porto referiu que a investigação que conduziu a esta apreensão decorria há 11 meses, tendo nome de “Operação Condomínio”.
Na altura, no total foram apreendidos 120.662 cigarros, 3.725 euros em dinheiro, 11 quilos de folha de tabaco triturado que daria para produzir 11.000 cigarros, 3,6 litros de aguardente, 2,3 litros de vinho licoroso e ainda um telemóvel.