Última hora

Câmara da Maia apresenta programa de saúde de “referência nacional” para população sénior

11 Fevereiro 2023
Câmara da Maia apresenta programa de saúde de “referência nacional” para população sénior
Cultura
0

A Câmara da Maia apresentou um programa de saúde de “referência a nível nacional” feito “a pensar no bem-estar” da população com idade superior a 60 anos que pretende “promover o envelhecimento ativo e combater o isolamento”.
O Programa Municipal de Saúde Sénior 60+ está dividido em várias áreas, desde o treino cognitivo, saúde oral, prevenção de quedas e primeiros socorros, otorrinolaringologia e saúde mental, e destina-se à população daquele concelho do distrito do Porto com mais de 60 anos que frequenta as Estruturas Residenciais Para Pessoas Idosas (ERPI) e os Centros de Dia do município.
Desenvolvido em parceria com a Universidade da Maia, aquele programa prevê a realização de ‘workshops’, um concerto, encontros, a celebração do Dia Internacional do Idoso e o I Encontro Internacional de Saúde Mental.
“Este é um programa municipal de referência a nível nacional, pela sua abrangência e diversidade de projetos. É um programa que assenta nos objetivos de promover o envelhecimento ativo, de combater o isolamento, a pensar na saúde e bem-estar da população idosa”, explicou a vice-presidente da autarquia e Vereadora da Saúde, Emília Santos.
Quanto ao programa em si, tem no eixo do Trabalho Cognitivo, segundo informação veiculada pela autarquia, a “intervenção precoce”, prevenindo “o desenvolvimento de indivíduos dependentes”, e pretende “estimular, preservar e melhorar o desempenho das funções cognitivas dos idosos” como a memória, a atenção, o raciocínio, a capacidade de resolução de problemas, entre outras.
No eixo da Saúde Oral, o objetivo é “promover as boas práticas diárias da higienização oral, desde a escovagem dos dentes aos cuidados a ter com as próteses dentárias”, tendo em conta que “com o envelhecimento, aumentam os riscos das cáries, da doença periodontal (gengivas), perda de dentes, alterações da cavidade oral (mastigação) e desgaste dentário”, entre outras complicações.
Com este programa, a autarquia quer “dotar os seniores de conhecimento e ajudas técnicas que possam facilitar a locomoção, alertar para as barreiras físicas, munir o sénior de conceitos básicos de primeiros socorros”, uma vez que “a queda no sénior é o acidente doméstico mais frequente e a principal causa de morte acidental na população com idade superior a 65 anos”.
No âmbito da Otorrinolaringologia, o objetivo é “verificar a qualidade auditiva” daquela população e “avaliar o impacto e o grau da perda auditiva”, estando previstos rastreios auditivos entre fevereiro e maio.
A Saúde Mental é outra das áreas abordadas, salientando a autarquia que “saber como cuidar da saúde mental dos seniores envolve intervenções específicas” vocacionadas para identificar e combater a “perda da autonomia, a solidão, o medo”, bem como “outras limitações”, que “interferem negativamente e geram problemas como fobias e insónia crónica”.
O projeto quer também “incentivar e promover hábitos de alimentação saudável e contribuir para a diversificação de refeições saudáveis”, promovendo ‘workshops’ na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.
De salientar ainda a promoção do I Encontro Internacional de Saúde Mental, a realizar em novembro, que pretende “criar espaço de partilha, discussão e reflexão” de experiências e de conhecimentos no âmbito da saúde mental sénior.
“O município da Maia tem desenvolvido um conjunto de políticas direcionadas a todos os munícipes, com especial atenção à comunidade sénior. O Programa Municipal de Saúde Sénior 60+ 2023 inscreve-se nessa estratégia, reforçando a Maia como uma cidade amiga das pessoas idosas e uma cidade feliz”, afirmou na apresentação o presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago.