Última hora

Proteção Civil registou quase 500 ocorrências devido ao mau tempo desde que começou o ano

2 Janeiro 2023
Proteção Civil registou quase 500 ocorrências devido ao mau tempo desde que começou o ano
Local
0

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou desde as 00:00 de domingo 479 ocorrências em todo o país, com destaque para o distrito de Viana do Castelo, o mais afetado pelo mau tempo.
“Temos muitas ocorrências no país provocadas essencialmente pelo mau tempo que se está a fazer sentir”, disse o porta-voz da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), acrescentando que entre as 00:00 e as 15 horas de domingo registaram-se 479 situações.
Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), “o distrito mais afetado é o de Viana do Castelo, com 160 ocorrências”, entre inúmeras situações de quedas de árvores e inundações.
No sábado, a Proteção Civil alertou precisamente para a possibilidade de cheias em meio urbano em especial no Norte e Centro do país, recomendando a redução de deslocações na noite de fim de ano.
Segundo o comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), André Fernandes, as bacias hidrográficas onde existem “maiores probabilidades de haver inundações em meio urbano assim como cheias” são as dos “rios Minho, Lima, Cavado, Ave, Douro, Vouga, Mondego e Tejo”.
Viana do Castelo é o distrito “mais castigado” do Norte de Portugal. Quedas de árvores e inundações marcaram o trabalho da Proteção Civil no Norte do país, na primeira noite e manhã do novo ano, indicaram várias fontes.
Com um registo de 70 ocorrências devido a precipitação intensa, 51 delas registadas a partir das 8h00 de domingo, Viana do Castelo sentiu o pico do mau tempo na manhã de domingo.
Fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) indicou que aquele distrito minhoto “foi o mais castigado esta noite e durante a manhã” devido a um “volume elevado de ocorrências” relacionadas com o mau tempo.
Desde quedas de árvores a inundações em zonas urbanas, alertas para carros arrastados pela água ou pedidos de limpeza de vias, cerca das 10:30, estas ocorrências mobilizavam nos vários concelhos do distrito de Viana do Castelo 82 operacionais, auxiliados por 35 veículos.
A mesma fonte destacou a queda de um muro em Vila Nova de Cerveira, mas frisou a ausência de registo para vítimas.
“Alguns danos patrimoniais talvez, mas felizmente mais nada. Mas não estão a ter mãos a medir, não”, referiu a fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), devido à dificuldade em estabelecer contacto diretamente com o Comando Distrital de Viana o Castelo.
“É como lhe digo: eles nem atender conseguem. A chuva é tanta, mas não reportaram ninguém em perigo”, acrescentou o responsável da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).