Última hora

Polícia Marítima apreendeu meixão avaliado em mais de 1 milhão de euros em Famalicão

30 Janeiro 2023
Polícia Marítima apreendeu meixão avaliado em mais de 1 milhão de euros em Famalicão
Local
0

A Polícia Marítima apreendeu no domingo, na zona de Vila Nova de Famalicão, cerca de 150 quilos de meixão, com um valor comercial superior a um milhão de euros no mercado final, anunciou hoje aquela força.
Em comunicado, a Polícia Marítima refere que, durante uma ação de policiamento, foi detetada uma viatura suspeita de transportar meixão, cuja captura é proibida por se tratar de uma espécie protegida na Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES).
“A viatura suspeita dirigiu-se para um armazém na zona de Famalicão, tendo os elementos da Polícia Marítima constatado, à chegada ao local, que se tratava de um armazém utilizado para a preparação e respetivo tráfico internacional de espécies protegidas, nomeadamente meixão”, acrescenta a Polícia Marítima em comunicado.
No local, os elementos da Polícia Marítima, em colaboração com elementos do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), procederam ao desmantelamento do armazém e à apreensão de uma viatura e de cerca de 150 quilos de meixão, com um valor comercial superior a um milhão de euros no mercado final.
No decorrer desta ação, foram ainda detidos dois homens suspeitos da prática do crime de dano contra a natureza e que vão ser presentes a tribunal.
O meixão é uma enguia-bebé, cuja captura em Portugal só é permitida no rio Minho, pois é uma espécie em vias de extinção, mas a lei, punível com coima de 600 a 37.500 euros, é quebrada em quase todos os locais.
Em Portugal, o meixão ou angula (juvenil da enguia) não consta habitualmente nos cardápios dos restaurantes, mas é capturado ilegalmente ao longo de quase toda a costa para exportação e o negócio rende milhares de euros e coloca em perigo a subsistência da espécie.
Para os espanhóis é considerada uma iguaria de luxo e em alguns países asiáticos também.