Última hora

Burla em stand de Vila do Conde bloqueia baterias de carros elétricos a mais de 100 clientes

22 Janeiro 2023
Burla em stand de Vila do Conde bloqueia baterias de carros elétricos a mais de 100 clientes
Local
0

O Jornal de Notícias avançou com uma notícia de que a Polícia Judiciária estará a investigar uma alegada burla que envolve um stand de Vila do Conde, pela venda de carros elétricos, mas com baterias alugadas.
Ao que tudo indica, terão sido mais de 100 clientes, entre particulares, empresas e câmaras municipais, que terão comprado carros elétricos a pensar que estavam também a comprar as suas baterias. Mas, no entanto, de um dia para o outro, os carros deixaram de andar.
Agora, existem várias queixas no Portal da Queixa e na até justiça por parte dos clientes lesados. Nas faturas de compra vem explícito que são “viaturas sem aluguer de bateria” e o registo de propriedade sem reserva, mas os carros, de um dia para o outro, deixaram de ligar e passaram a mostrar a mensagem “carga bloqueada”.
A concessionária E-Drive já respondeu à acusação e pede aos clientes que contactem a Mobilize Financial Services (financeira do grupo Renault), a empresa que bloqueou as baterias e que é dona dos contratos de aluguer. Os contratos terão sido celebrados no estrangeiro com uma importadora chamada Famaburgo, que os vendeu mais tarde à E-Drive – com quem partilha morada fiscal, em Vila do Conde. Contudo, a Mobilize Financial Services já veio dizer que “foi a própria E-Drive que solicitou o bloqueio”.
Segundo é avançado, a E-Drive estaria a anunciar a venda dos carros elétricos com baterias próprias a preços mais baixos que a concorrência, com poupanças na ordem dos mil aos 3 mil euros.
Algumas denúncias já aconteceram em 2021, mas os carros afetados continuam parados enquanto aguardam pela resolução do problema.
O imbróglio já foi reportado por vários lesados no Portal da Queixa e foram feitas queixas na justiça. A alegada burla está a ser investigada pela Polícia Judiciária.
As baterias são agora o ponto crítico dos carros elétricos e estão, aparentemente, a ser usadas como novo negócio. A Polícia Judiciária está a investigar esta alegada burla que envolve a venda de mais de 100 carros com baterias alugadas a particulares, a empresas e a câmaras municipais.