Última hora

Artistas instalam obras de arte ao longo dos 261 Km entre a Sé do Porto e a Catedral de Santiago

17 Janeiro 2023
Artistas instalam obras de arte ao longo dos 261 Km entre a Sé do Porto e a Catedral de Santiago
Cultura
0

Obras de arte contemporânea de artistas nacionais e internacionais vão ser instaladas ao longo dos 261 quilómetros que ligam a Sé do Porto e a Catedral de Santiago de Compostela, na Galiza, Espanha.
Em causa está o projeto o Caminho da Arte, promovido pela Lionesa – Associação de Arte, Cultura e Turismo, com o apoio dos municípios portugueses que os Caminhos de Santiago percorrem, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e a Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP).
A Lionesa explicou que o projeto pretende ligar a cidade do Porto e a capital da Galiza, Santiago de Compostela, através da arte contemporânea, e assim criar o mais longo e mais visitado palco de arte do mundo, com mais de 260 quilómetros.
“São exatamente 261 quilómetros de um caminho que pretende valorizar os Caminhos de Santiago, acrescentando-lhes o sentido e o significado da arte contemporânea no nosso século XXI, e, simultaneamente, potenciar o território português e o desenvolvimento económico dos municípios parceiros do projeto”, afirma Paula Silva, coordenadora do projeto, citada no documento.
Os Caminhos de Santiago são uma rota milenar seguida por milhões de peregrinos desde o início do século IX, quando foi descoberto o sepulcro do apóstolo Santiago.
O Caminho Português da Costa atravessa os concelhos do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença.
O projeto foi esta manhã formalizado, através da assinatura de um protocolo, na sede da Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP), no Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo.
“O cruzamento do património histórico e cultural, material e imaterial existente dos Caminhos de Santiago com a Arte Contemporânea contribuirá para a valorização artística e cultural dos Caminhos de Santiago e, consequentemente, para o aumento e qualificação do Turismo da região e dos territórios que o projeto atravessa”, sustenta o protocolo.
O documento para a implementação do projeto Caminho da Arte é assinado pela Lionesa – Associação de Arte, Cultura e Turismo e pelos municípios de Esposende, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valença, Viana do Castelo, Vila do Conde e Vila Nova de Cerveira, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e a Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP).
“As partes assinantes do presente protocolo envidarão esforços no sentido de concretizar uma candidatura do Caminho da Arte a Fundos Europeus, nomeadamente programa de cooperação Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP), o Interreg e Portugal 2030, mas também a procura de mecenato”, lê-se no documento.
A Lionesa – Associação de Arte, Cultura e Turismo tem como missão a promoção e dinamização de atividades de âmbito cultural, nomeadamente a investigação, a conservação e a valorização de património cultural, material e imaterial e a língua portuguesa, tanto a nível nacional como internacional.