Última hora

Antigo Convento do Carmo de Vila do Conde recebe novo polo de formação para magistrados

10 Janeiro 2023
Antigo Convento do Carmo de Vila do Conde recebe novo polo de formação para magistrados
Local
0

O antigo Convento de Nossa Senhora do Carmo, em Vila do Conde, vai acolher o novo polo do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), devendo o edifício ser disponibilizado ainda este ano, adiantou o Ministério da Justiça.
“A par de Lisboa, este novo polo, a ser instalado no ex-Convento do Carmo, vai dedicar-se à formação inicial de magistrados, prevendo-se que o edifício esteja disponível até ao final do corrente ano”, adiantou o gabinete da Ministra da Justiça, na sequência da informação avançada relativamente à localidade escolhida para o primeiro polo de formação da magistratura fora de Lisboa.
Sublinhando que a Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, já tinha manifestado a preocupação de “tornar mais fácil e atrativo o acesso à carreira da magistratura”, fonte oficial do Ministério explicou que o polo regional em Vila do Conde “não é mais um plano no papel” e que corresponde à procura registada entre os candidatos.
“Além de ir ao encontro daquela que é uma inegável tendência – os números demonstram que a maioria dos candidatos ao Centro de Estudos Judiciários provém da região Norte – é sublinhada a preocupação e a vontade de reforçar a coesão territorial”, acrescentou.
Catarina Sarmento e Castro confirmou a criação em Vila do Conde de um polo de formação do Centro de Estudos Judiciários e realçou ainda o lançamento de obras nos Tribunais de Beja, Torres Vedras e Aveiro.
Já em novembro passado, por ocasião da audição de apreciação na especialidade do Orçamento do Estado para 2023, na Assembleia da República, a governante considerou “absolutamente indispensável a criação de um polo do CEJ [Centro de Estudos Judiciários] a norte”, invocando a vontade de aproximar a formação nesta área de muitos dos candidatos a juízes e procuradores.