Última hora

Noctívagos vandalizam espaços comerciais da Praça de São João de Vila do Conde

21 Dezembro 2022
Noctívagos vandalizam espaços comerciais da Praça de São João de Vila do Conde
Local
0

Durante os últimos tempos, vários espaços comerciais do concelho de Vila do Conde têm sido alvo de vandalismo. Assim como pessoas furtadas, roubadas e agredidas, de noite ou de dia, em plena via pública ou edificados vandalizados. E são múltiplos e variados os casos que não chegam à opinião pública, “por medo de represálias ou vergonha”.
Na madrugada deste domingo, foram alvo dos noctívagos as esplanadas de dois espaços comerciais da Praça de São João de Vila do Conde.
Não é a primeira vez que as esplanadas dos espaços comerciais da Praça de São João de Vila do Conde são vandalizadas, assim como outras espalhadas um pouco por todo o concelho vilacondense.
A cidade de Vila do Conde tem uma das praças mais movimentadas do concelho e nem nos municípios limítrofes há lugar que se assemelhe em afluência de pessoas durante todo o ano.
Na Praça José Régio, praça, praceta ou pracinha, como lhe chama quem a frequenta constantemente, há um pouco de tudo. No espaço central de Vila do Conde há uma residência de estudantes, gerida pelo Instituto Politécnico do Porto em parceria com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo e com a Escola Superior de Media Artes e Design, a Solar, Galeria de Arte Cinemática, um restaurante de francesinhas, uma sede de um clube motorizado, uma gelataria, um winebar e vários bares com uma mão cheia de especialidades para todos os gostos, mas não há segurança. E há mais de 15 anos que é o principal local de animação noturna da cidade e das localidades limítrofes.
A Praça José Régio de Vila do Conde vai sobrevivendo às modas e mantendo-se viva com cada vez mais gente, mas também com cada vez mais confusão e problemas.
Durante o verão que passou, a Praça José Régio de Vila do Conde foi palco de inúmeras confusões, incluindo rixas, assaltos, vidros de montras de espaços comerciais partidos, casas de banho públicas vandalizadas e queimadas. E há, até, quem diga que “a Praça José Régio é um dos principais focos do tráfico de droga de Vila do Conde”, mas o que é certo é que “a Polícia de Segurança Pública quando é chamada a intervir nada faz a não ser fechar os espaços comerciais”, escudando-se no anonimato, garantindo que “as forças de segurança quando são chamadas a intervir dizem que não têm meios”.
Depois de terminada a movida da Praça José Régio, por volta das duas horas da madrugada, aos fins de semana, a multidão dispersa pelas ruas de Vila do Conde e os desacatos e vandalismo acontecem.
Não sabemos o que se anda a passar com a juventude que frequenta a movida noturna de Vila do Conde, mas até companheiros de noitada deixam para trás, sentados a dormir na cadeira de uma esplanada da Praça de São João de Vila do Conde.