Última hora

Empresa de lentes oftálmicas Shamir torna-se membro Fundador da Fundação de Serralves

28 Dezembro 2022
Empresa de lentes oftálmicas Shamir torna-se membro Fundador da Fundação de Serralves
Cultura
0

A Shamir – especialista mundial no desenvolvimento e produção de lentes progressivas e desportivas e um dos maiores produtores mundiais de lentes oftálmicas – tornou-se, no início do mês de dezembro, membro do Conselho de Fundadores da Fundação de Serralves. O protocolo foi assinado durante a reunião anual do Conselho de Fundadores 2022, momento que ficou marcado pela apresentação do balanço deste ano e do plano de atividades para 2023 e que contou com a presença do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e Pedro Adão e Silva, Ministro da Cultura.
A parceria entre a Shamir e Serralves, que terá como base um projeto de promoção e divulgação cultural e ambiental, assim como a importância da inovação e criatividade no desenvolvimento económico e social, prevê a conceção e lançamento de produtos e atividades com a curadoria da Fundação de Serralves, reforçando o caráter inovador, contemporâneo e de envolvimento com o tecido cultural, social e económico nacional da Shamir.
Para Luís Feijó, CEO da Shamir Portugal, “o estatuto de membro fundador de Serralves representa para a Shamir a oportunidade de contribuir para um projeto ambicioso, cuja ação é reconhecida nacional e internacionalmente, promovendo os valores de uma instituição tão relevante no panorama cultural – valores que são também os nossos -, através de iniciativas de grande impacto junto da comunidade”. E continua: “esta colaboração trará inúmeros benefícios para ambas as partes, permitindo a realização de projetos, ações e atividades na área da tecnologia, assim como de cariz cultural”.
Já Ana Pinho, presidente do conselho de administração da Fundação de Serralves, refere que “é uma honra para a Fundação de Serralves acolher a Shamir como um dos nossos membros fundadores, pelo seu prestígio a nível nacional e internacional e pelo trabalho desenvolvido na promoção da investigação”. “O contributo da Shamir será fundamental para podermos continuar a cumprir a nossa missão social e prolongar a nossa aposta em diversas atividades e projetos, assegurando assim uma programação de reconhecida qualidade e uma ação pedagógica de largo alcance social”.
A Shamir é líder mundial em geometrias para lentes oftálmicas de correção visual e especialista em lentes progressivas e lentes desportivas, é detentora de um dos maiores e melhores departamentos de Investigação & Desenvolvimento de lentes oftálmicas do mundo. Fundada em 1972, em Israel, como fabricante de lentes bifocais, converteu-se rapidamente ao desenvolvimento e produção de lentes progressivas, contando, atualmente, com 16 laboratórios, distribuídos por todo mundo, e uma equipa de mais de 2.100 colaboradores, presentes em 24 países dos quatro continentes. A Shamir está presente em Portugal desde 2001, detendo, neste momento, três laboratórios (em Vila do Conde, Lisboa e Matosinhos) que, além da vertente dedicada à investigação, asseguram a produção de lentes oftálmicas para o mercado mundial, produzindo mais de dois milhões de lentes por receita anualmente, produção assegurada por uma equipa de 300 pessoas.