Última hora

ASAE apreende 10 toneladas de borrego e cabrito num armazém do Pingo Doce em Vila do Conde

24 Dezembro 2022
ASAE apreende 10 toneladas de borrego e cabrito num armazém do Pingo Doce em Vila do Conde
Local
0

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu, esta semana que antecede o Natal, cerca de 10 toneladas de borrego e cabrito frescos, num armazém que serve de base à cadeia de supermercados Pingo Doce, em Vila do Conde.
A operação levada a cabo no início desta semana pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), em Vila do Conde, visou um armazém que abastece a cadeia de supermercados Pingo Doce, tendo sido apreendidas dez toneladas de borrego e cabrito frescos.
Em causa estão suspeitas sobre a origem da carne que foi encaminhada para destruição, após uma inspeção da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
Segundo a mesma fonte, suspeitas da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) levaram à apreensão e destruição da carne, havendo dúvidas em relação à sua qualidade para consumo.
Outras 11 toneladas de carne estão a ser retiradas do mercado português pelo mesmo motivo.
A origem terá estado numa apreensão de um supermercado em Coimbra, que levou os inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) até à cadeia logística de Vila do Conde, que era quem abastecia o supermercado visado.
A empresa Jerónimo Martins, proprietária dos supermercados Pingo Doce, confirmou a apreensão, mas assegurou que a carne estava em condições para ser consumida e que apenas foi retirada por dúvidas na sua rotulagem.
A ASAE, “enquanto autoridade de fiscalização do mercado e órgão de polícia criminal, continuará a intervir, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, na defesa dos consumidores, da saúde pública e da livre concorrência”, tornou público, em comunicado, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.