Última hora

Oito jovens apanhados por onda na Praia da Lagoa da Póvoa de Varzim são militares

25 Novembro 2022
Oito jovens apanhados por onda na Praia da Lagoa da Póvoa de Varzim são militares
Local
0

Os oito jovens arrastados esta madrugada por uma onda na Praia da Lagoa, na Póvoa de Varzim, um deles desaparecido, são todos militares do Exército em formação na Escola Prática dos Serviços, na freguesia poveira de Beiriz, segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) adianta que os sete militares, que saíram do mar pelo próprio pé, foram transportados para uma unidade hospitalar pelos Bombeiros da Póvoa de Varzim e uma jovem com cerca de 20 anos encontra-se desaparecida no mar.
Os elementos do comando local da Polícia Marítima, da Capitania do Porto e da Estação Salva-Vidas da Póvoa de Varzim estão a fazer buscas pela jovem.
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) refere que o alerta foi recebido pelas 4:48 através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) a dar conta que uma pessoa se encontrava desaparecida na praia da Lagoa, tendo sido ativados para o local os elementos da Polícia Marítima, militares da Capitania e da Estação Salva-Vidas da Póvoa de Varzim.
Para o local deslocaram-se também os Bombeiros da Póvoa de Varzim e foi ativada uma aeronave da Força Aérea Portuguesa para participar nas buscas.
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) adiantou que a jovem acompanhada por mais sete pessoas, todos miliares em formação na Escola Prática dos Serviços da Póvoa de Varzim, se encontrava junto à linha de água.
As operações de busca estão a ser coordenadas pelo Capitão do Porto e Comandante local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.
No local, Ferreira Teles explicou que nesta fase estão elementos dos Bombeiros da Póvoa de Varzim e da Polícia Marítima a fazer buscas a pé, na praia, estando no mar uma embarcação salva-vidas e a sobrevoar a zona um helicóptero da Força Aérea.
“As buscas foram iniciadas logo de madrugada, após o alerta, e ao nascer do sol solicitámos o apoio de um helicóptero da Força Aérea. Também nessa altura foi possível sair a Embarcação Salva-Vidas Cego do Maio para fazer buscas por mar”, disse o comandante.
O responsável pela operação confirmou que os sete jovens foram transportados para o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, numa ambulância dos Bombeiros locais, que lhes prestou os primeiros socorros, adiantando que as buscas vão prolongar-se.
Nestas primeiras horas da manhã o mar continua com forte ondulação, o que estará a dificultar as operações de localização da jovem desaparecida.